A Ancestralidade Importa? | Comida de Verdade

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Novembro ainda está aqui! E é pensando em negritude, em resistência através do alimento, que o Comida de Verdade traz os roçados quilombolas para a mesa: A ancestralidade importa? 

É o povo preto que é portador das raízes de nossa história, de tanta cultura, dos saberes e sabores. Infelizmente, muitos desses valores são perdidos graças a um processo de apagamento, de verdadeiro genocídio da cultura, da história, da nossa ancestralidade preta. 

O Brasil hoje muito pouco conhece da sua história não-colonizada. Dos nossos quilombos, das roças, das raízes indígenas e pretas. E mesmo com tanto apagamento, são essas mesmas histórias que resistem – que são resgatas em cada semente crioula, em cada aquilombamento, no campo ou na cidade! 

Então, pensando nesse resgate, nessa resiliência, o Comida de Verdade pergunta: A Ancestralidade Importa?

Para conversar sobre isso, participa com a gente o poeta e escritor Antônio Bispo! Nêgo Bispo é liderança Quilombola, foi coordenador estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí e integrou a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.

O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!

Escute a programação da Rádio Universitária Paulo Freire online! https://orelha.radiolivre.org/radiopaulofreire

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *