Com 8 milhões de votos angariados, Plebiscito Popular mostra toda a sua força
Por Alex Carvalho (Centro Sabiá)
No último mês de setembro, entre os dias 1 e 7, foi realizado o Plebiscito Popular para uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Durante essa semana, diversos comitês organizados por todo o país tiveram como missão angariar votos para a campanha.
O resultado foi divulgado no dia 24 de setembro: ao todo participaram da campanha 7,75 milhões de pessoas. Do total de votos arrecadados 6,95 milhões de pessoas votaram em urnas físicas. Já o restante, 1,74 milhão, pela internet. A quantidade de votos favoráveis foi de 97,05%. Já 2,57% foram contrários. Brancos e nulos somaram apenas 0,38% dos votos.
Pernambuco foi o quarto estado com maior expressividade de votação, foram mais de 400 mil votos. Sobre o resultado no estado, Yialê Moura, que faz parte da Secretaria Operativa do Plebiscito em Pernambuco, afirma: “Esse número foi bastante importante. Para se ter uma ideia, com essa quantidade, nós conseguimos bater a quantidade de votos do plebiscito da ALCA aqui no estado. Isso representa uma mobilização política dos movimentos; da CUT (Central Única de Trabalhadores), dos movimentos do campo, dos sindicatos e dos movimentos urbanos também”.
Um dos principais fatores a se destacar na realização do plebiscito foi a expressividade da votação. Mesmo sem apoio dos grandes meios de comunicação, foram angariados quase oito milhões de votos. Yialê também destaca a importância dessa mobilização. “Foi um momento bastante importante dos movimentos sociais. Foi um momento de unidade muito importante que há bastante tempo não víamos: os movimentos de esquerda reunidos em prol de algo estrutural pra o país”, explica ela.
O próximo passo será a realização de uma Plenária Nacional, em Brasília, com cerca de duas mil pessoas. A Plenária acontecerá entre os dias 14 e 15 de outubro, onde será entregue o resultado final do Plebiscito aos três poderes nacionais (Executivo, Legislativo e Judiciário). A principal finalidade da consulta popular é fazer pressão no Congresso Nacional para uma votação com valor legal sobre o tema.
Mas antes disso, também será realizada uma Plenária Estadual em que será avaliado o resultado do Plebiscito em Pernambuco e onde também será organizada uma caravana que irá para Brasília participar da Plenária Nacional. Segundo Yialê, cada estado do Brasil tem a indicativa de levar pelo menos um ônibus com representantes para a Plenária Nacional. “Nós pretendemos reunir representantes da Região Metropolitana, Agreste e Sertão, que participaram do processo aqui em Pernambuco para fazer uma avaliação do seu significado e pensar nos próximos passos: levantar os desafios da construção de uma Constituinte”, afirma.
A Plenária Estadual será realizada na próxima quarta-feira, dia 08 de outubro, às 9h. O local do encontro será no Auditório do Sindsep, Endereço: Rua João Fernandes Vieira, 67, Boa Vista – Recife – Pernambuco.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.