Economia Solidária, Renda e Cidadania no Campo em pauta com agricultores familiares

mat3

Por Ana Cristina (Comisssão Territorial de Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia)

Foi realizado no dia 28 de setembro, na comunidade Mata Redonda, município de Triunfo, uma atividade de formação denominada “Dia de campo da Agricultura Familiar – Agroecologia Promovendo a Economia Solidária, Renda e Cidadania no Campo!”, uma realização da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Orgânica Agroecológica (COOPCAFA).

No momento estiveram presentes agricultores/as e jovens assessorados pela Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra da Baixa Verde (ADESSU), cooperados da COOPCAFA, professores, alunos universitários e convidados.

A atividade teve como objetivo discutir e refletir a importância da agroecologia, da economia solidária e da renda no campo para o fortalecimento da Agricultura Familiar. “Este dia de Campo foi muito importante para uma maior interação e união dos cooperados, ressaltando os temas trabalhos que fortalecem mais ainda as famílias agricultoras auxiliando na melhora da sua produção e geração de renda, sem falar nos apoios dos parceiros que se fizeram presentes, destacando professores e alunos da UAST, e facilitam alguns processos deixando a atividade rica tanto na teoria como na prática”, afirmou Wellington Santos Lima, auxiliar administrativo da Coopcafa.

No evento foram realizadas várias oficinas, entre elas: Horticultura – produção e tratos culturais (prática de canteiro econômico); Propagação vegetal (mudas e enxertia); Fruticultura: Colheita e armazenamento para processamento; Pragas e doenças (defensivos naturais); Cooperativismo e economia solidária. Para a realização da atividade, a Cooperativa contou com o apoio da ADESSU Baixa Verde e com os/as professores/as e alunos/as da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Foi um dia bastante dinâmico, rico de informações e troca de experiências. “Cada encontro desse é um aprendizado, fico muito feliz em participar e ampliar meus conhecimentos e compartilhar com os amigos”, disse a agricultura Edleuza Balbino Nogueira.

mat2                                                                                                          Oficina prática de canteiro econômico

mat1

 


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *