Gravatá recebe Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

SAN

Processo começou com conferências municipais e agora chega a etapa estadual, que será realizada em Gravatá

Por Eduardo Amorim (Núcleo de Comunicação do Centro Sabiá)

Em um momento que a sociedade desperta para a importância do consumo de alimentos saudáveis, são cada vez mais importantes as oportunidades de discussão coletiva dos temas que se enlaçam nas questões de segurança alimentar e nutricional. Combate aos agrotóxicos, fim dos transgênicos, apoio aos agricultores familiares, tecnologias de manejo da água na agroecologia, comércio solidário.

De 4 a 6 de agosto, centenas de pessoas estarão reunidas para avaliar as políticas públicas nessa área e traçar planos que serão levados aos gestores públicos e também representantes de organizações não governamentais. Depois da realização das conferências municipais, agora é a vez de Gravatá receber a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco, a partir das 10h, desta terça-feira.

As conferências são preparatórias à 5ª Conferência Nacional, que acontece em Brasília, entre os dias 3 e 6 de novembro, com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. Para a presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Zênia Tavares, “a participação da sociedade nas Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional e no Consea Estadual tem contribuído para significativos avanços na elaboração de diretrizes e estratégias para políticas de Segurança Alimentar e Nutricional”.

Ela destaca entre os avanços recentes a exigência para aquisição pelos municípios de uma cota de 30% da alimentação escolar de agricultores e agricultoras familiares. Mesmo sabendo que algumas gestões municipais, como a do Recife, ainda utilizam de argumentos para conseguir não cumprir a determinação, a conselheira acredita que houve uma significativa evolução nessa questão nos últimos anos.

O Governo do Estado estará representado na abertura do Encontro pelo secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. A representante do governo federal que participa será uma integrante da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), uma das instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Também estarão presentes gestores municipais, ONGs e diversas comunidades representativas dos povos indígenas, de terreiro, quilombolas, ciganos e dos pescadores artesanais de Pernambuco. O coordenador do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Pires, participa do Encontro como representante da coordenação executiva da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA-PE) no Consea.

Assista ao vídeo Comida de Verdade, produzido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional aqui

Programação:

Data: 04, 05 e 06 agosto 2015

Local: Hotel Canariu’s Gravatá Rodovia BR 232 – Km 87, Gravatá/PE.

PROGRAMAÇÃO DA 5ª CESAN-PE

1º DIA – 04.08.2015 (terça-feira)

8h30 – Credenciamento e Lanche
9h – Leitura do Regimento
10h – Abertura da 5ª CESAN-PE:
SARA, SDSCJ, Consea Nacional, Caisan Nacional, CONSEA-PE, Governador, Prefeito de Gravatá, ALEPE/CCDHPP1
11h – Conferência: Comida de Verdade no Campo e na Cidade: por direitos e soberania alimentar – Sra. Maria Emília Lisboa Pacheco, CONSEA Nacional
12h – Almoço
14h – Painel Povos Tradicionais
15h20 – Lançamento do Guia Alimentar – Sra. Simone Guadagnin, Ministério da Saúde
15h40 – Lanche
16h – SISAN-PE
Mariana Suassuna: CAISAN-PE
Sônia Lucena: CONSEA-PE
17h – Orientações para os trabalhos de grupos
18h – Apresentação cultural
19h – Jantar
20h30 – Documentário Semiárido
Debate

2ª DIA – 05.08.2015 (quarta-feira)

8h30 – Trabalho de Grupos
10h – Lanche
10h15 – Trabalho de Grupos
12h – Almoço
14h – Trabalho de Grupos
16h – Lanche
16h20 – Socialização dos trabalhos de grupos
19h – Jantar
20h30 – Atividades Complementares:
o Reunião de Gestores/as
o Reunião da Sociedade Civil
o Elaboração da Carta Política
o Sistematização dos resultados dos trabalhos de grupos
o Outras atividades

3ª DIA – 06.08.2015 (quinta-feira)

8h30 – Apresentação e aprovação das propostas
10h – Lanche
10h20 – Leitura de Moções e da Carta Política
11h20 – Eleição de delegados/as
12h – Encerramento e Apresentação Cultural
13h – Almoço


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *