Nesta sexta, Porto de Galinhas recebe Feira de Saberes e Sabores

image002

Por Eduardo Amorim (Centro Sabiá)

Reconhecidamente uma das mais belas praias do Brasil, Porto de Galinhas, recebe, no próximo dia 25, a Feira de Saberes e Sabores. A feira levará para turistas e moradores os frutos e produtos beneficiados produzidos de forma agroecológica pelas famílias agricultoras de seis municípios da Zona da Mata de Pernambuco. A ideia é criar uma atividade que passe a fazer parte do calendário do município de Ipojuca, para beneficiar agricultores e agricultoras, e incentivar  moradores e moradoras da praia e da cidade  a comprarem alimentos saudáveis a preço justo. Pretende, ainda, levar ao conhecimento de turistas e visitantes  o que está sendo feito na área rural da Zona da Mata  do estado.

Quem tiver oportunidade de passar por lá irá poder saborear licores, polpa de frutas, doces, pasteis e hambúrgueres vegetarianos, mel, pães de macaxeira, abóbora e outros produtos beneficiados. Feijão verde, ovos caipira, macaxeira crua e pré-cozida, frutas e uma grande diversidade de frutas e hortaliças in natura, também fazem dos produtos que estarão na feira. O tradicionais beju, tapioca, bolo de goma e do caldo de cana não poderiam faltar. A Feira de Saberes e Sabores,  faz parte do projeto Trabalho, Renda e Sustentabilidade no Campo, que é executado pelo Centro Sabiá e tem o patrocínio da Petrobras.

Coordenadora Local do Centro Sabiá na Zona da Mata, Ana Santos, conta que serão 40 barracas, onde serão expostos produtos de mais de 50 famílias agricultoras, que atuam nas áreas rurais de Sirinhaém, Tamandaré, Ribeirão, Rio Formoso, Palmares e Ipojuca. O Centro Sabiá atua na assessoria técnica das famílias dos assentamentos de reforma agrária da região. Por intermédio do  projeto Trabalho,  Renda  e Sustentabilidade no Campo foram instaladas duas unidades de beneficiamento de polpas de frutas e um entreposto de mel, com o objetivo de dinamizar a produção de agricultores e agricultoras, especialmente mulheres e jovens possibilitando geração de renda para as famílias envolvidas no projeto e produtos de qualidade para a população local.

“A Feira de Saberes e Sabores ocorre como uma apresentação dos produtos. Mas a gente não sabe ainda se posteriormente ela será semanal, quinzenal ou mensal”, diz o secretário de Agricultura do Ipojuca, Antonio Junior, ressaltando que a gestão municipal vê nas feiras uma boa iniciativa para movimentar a praia. A ideia não é apenas atrair  turistas para conhecerem os produtos tradicionais das nossas matas e culinárias, mas também os moradores e as moradoras de Porto e de Ipojuca, já que será a primeira feira agroecológica do município.

A Feira de Saberes e Sabores em Porto de Galinhas tem o apoio do Governo Municipal, por intermédio da Secretaria Especial de Agricultura e da Secretaria de Turismo e Cultura, e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Além da comercialização, também estão previstas oficinas  sobre agricultura familiar, alimentação saudável, dança circular e uma rodada de negócios, envolvendo gestores públicos, empresários do município e agricultores e agricultoras

Serviço:

FEIRA DE SABERES E SABORES EM PORTO DE GALINHAS –IPOJUCA-PE

Data: dia 25 de setembro de 2015

Hora:  a partir das 08h

Local: Rua Beijupirá – Próximo a agência do banco do Brasil  e do restaurante Fiteiro


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *