Dia Internacional das Mulheres no Centro Sabiá

Rosa Sampaio | Jornalista do Centro Sabiá
Maria Menezes | Estagiária de comunicação no Centro Sabiá

Na semana do Dia Internacional das Mulheres, do Sertão à Região Metropolitana do Recife, muitas atividades aconteceram com e para as mulheres. Confira:

Na terça-feira (7) , iniciou-se um ciclo de Roda de Conversas, que está acontecendo durante todo este mês de março, com as beneficiárias e beneficiários da Cozinha Solidária do MTST e que constroem a Horta Coletiva para a produção de alimentos. Nesta primeira Roda, recebemos Itanacy de Oliveira, diretora da Casa da Mulher do Nordeste, que fez um diálogo sobre Violência Contra Mulheres. Conversa vigorosa e participativa, trazendo falas da comunidade e as reflexões das mulheres do coletivo.

Na quarta -feira (8), a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul, assessorada pelo Centro Sabiá, acolheu evento em homenagem às mulheres, promovido pela Secretaria Municipal das Mulheres. Foi um dia de saudar todas as mulheres do município e região, e em especial as agricultoras do município e da feira Agroecológica, em sua luta cotidiana para a produção de alimentos saudáveis.

Agricultoras da Feira de Rio Formoso recebendo calendários e agendas do Sabiá por Jefferson, da nossa equipe técnica. Edgar Caliento/Acervo Centro Sabiá

Durante toda a semana, a coordenação do Sabiá representada por Maria Cristina, junto à Aniérica Almeida, Riva Almeida e Nicléia Nogueira da equipe técnica, participaram do Encontro Terra de Vidas e marcaram presença no ato das mulheres em Triunfo, no Sertão do Pajeú.

Também teve ato no Recife! Nossa equipe esteve presente no #8MRecife, reafirmando a importância política da data. Contra o feminicídio, contra a violência, e pela vida das mulheres.

Ato do 8 de março, em Recife. Rosa Sampaio/Acervo Centro Sabiá

Na quinta(9), aconteceu o 4 Intercâmbio de Saberes do projeto de Agricultura Urbana: Produzindo Comida de Verdade e Gerando Qualidade de Vida, com o tema Mulheres e plantas medicinais. Momento de troca de aprendizados e experiências não só de agroecologia, mas de vida, entre as mulheres. Encontro potente de empoderamento e acolhimento.

Assim foram nossas atividades nesta semana de luta, reflexão e celebração da vida de todas as mulheres. O mês de março segue com atividades voltadas para as mulheres agricultoras de todos os territórios, do campo e da região urbana.

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *