Feminismo e Agroecologia: O que tem a ver? | Programa Comida de Verdade
João Lucas França. Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
Se falamos de produção, temos que falar de quem produz! Você sabia que 947 mil mulheres são responsáveis pela gestão de propriedades rurais no Brasil? Sabia também que são as mulheres que mais trabalham no campo, na produção, na agroecologia?! Vale sempre lembrar – é da agricultura familiar que sai a alimentação de todo o país! E se passa pela mão da agricultura, passa pelas mãos de diversas mulheres produtoras.
Mais do que um recorte, uma forma de produção, agroecologia é política. Um resgate cultural. E não existe agroecologia sem feminismo. Mas… O que é que tem a ver – feminismo e agroecologia?! Dá para falar das duas coisas juntas? É sobre isso que conversamos com a presidenta da Casa da Mulher do Nordeste – Graciete Santos! Graciete é mestra em extensão rural e desenvolvimento local e tem experiência na área de sociologia rural, feminismo, movimento de mulheres e agroecologia.
O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.