Organizações da sociedade civil tomam posse no Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

Darliton Silva
Comunicador do Centro Sabiá e da Rede Ater NE de Agroecologia

Foto: Rede Ater NE de Agroecologia

Redes, articulações, movimentos sociais e organizações da sociedade civil participaram na manhã desta quinta-feira [17], em Brasília, da cerimônia de posse do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF.

Indicadas/os pelas redes e articulações, irão compor os cargos de conselheiras/os do CONDRAF: Aniérica Almeida [Centro Sabiá] e Clérison Belem [IRPAA], representando a Rede Ater Nordeste de Agroecologia, Verônica Santana [MMTR] e Neila Santos [CETRA], representando a Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, João Alexandre [AP1MC] e Glória Aráujo [PATAC], representando a Articulação Semiárido – ASA. Os mandatos terão 2 anos de duração.

* O CONDRAF é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com a finalidade de propor diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas estruturantes, constituindo-se como a principal instância de concertação e articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil e movimentos sociais, para o desenvolvimento rural sustentável, a reforma agrária, a agricultura familiar e o abastecimento alimentar.

Foto: Rede Ater NE de Agroecologia

Para Aniérica Almeida, coordenadora técnico-pedagógica do Centro Sabiá, hoje é um dia memorável e feliz pelo retorno desse espaço de construção de políticas públicas para agricultura familiar, mas também um espaço muito importante para fazer monitoramento dessas políticas voltadas para os povos do campo, das florestas, das águas e do Semiárido. “O CONDRAF voltou”, afirmou Aniérica.

Segundo Clérison Belem, coordenador institucional do IPAA, a Rede Ater representa o Nordeste, a assessoria técnica e as entidades que fazem parte desse coletivo e buscam por políticas públicas apropriadas para a região. “Agora vamos construir propostas e fazer a agroecologia chegar forte no campo” completou Clérison.

* Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF / Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar / Governo Federal.

Clique aqui e veja a lista das organizações selecionadas no CANDRAF.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *