A Quem Interessa Desmatar a Mata Atlântica? | Comida de Verdade
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
O Comida de Verdade vem falar de um tema de suma importância, sempre que falamos de preservação ambiental, Mata Atlântica e defesa de nossas florestas: O desmatamento. Afinal, a quem interessa desmatar a mata atlântica?
Durante o governo Bolsonaro, perdemos muito verde brasileiro. Dos mangues à caatinga, da caatinga à mata atlântica, foram recordes e recordes de queimadas e desmatamentos. Hoje essa é a nossa realidade: em 2022, mais de 75 mil hectares perdidos na mata atlântica, e em 2023, só nos dois primeiros meses, mais seis mil hectares.
E como se já não fosse muito, agora aqui em Pernambuco temos uma situação assustadora para a preservação de nossas matas: um projeto de construção da escola de sargentos – em plena mata atlântica – que prevê o desmatamento de 188 hectares de mata – mais de 336 mil árvores. Se isso acontecer, colocamos em risco nossa fauna, flora, espécies em extinção, nossos mananciais – onde brota a água que abastece a região metropolitana do recife, e destruímos o pouco – menos de 15% , do que sobrou de nossa mata.
A quem interessa desmatar a mata atlântica? É sobre esse assunto urgente que discutimos hoje com Herbert Tejo! Herbert é engenheiro, Presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia. É ele que está à frente dessas discussões ambientais da Mata Atlântica da Região Metropolitana do Recife, ameaçadas pelo desmatamento.
O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.