Paulo Freire: A educação alimenta? | Comida de Verdade

Comida de Verdade traz o tema da educação, diretamente conectado com a Agroecologia! 19 de Setembro é o dia em que celebramos o aniversário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira - que já nos deixou. Mas o legado, os ensinamentos, aprendizados, as trocas e experiências, permanecem! 

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Comida de Verdade traz o tema da educação, diretamente conectado com a Agroecologia! 19 de Setembro é o dia em que celebramos o aniversário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira – que já nos deixou. Mas o legado, os ensinamentos, aprendizados, as trocas e experiências, permanecem! 

Paulo Freire pregava uma educação inclusiva, libertadora, que considera os conhecimentos dos povos, das vivências, de onde quer que as pessoas tenham saído. Freire é famoso pela Pedagogia do Oprimido, mostrando as relações entre opressor e oprimido. Se a educação é libertadora, quem nos educa? E quem pode aprender?

Trazendo para o nosso tema, a comida, alimentação e produção – e vida agroecológica, junto com a educação, que deve levar em conta o meio ambiente, ancestralidade, e conhecimento popular, o Comida de Verdade questiona: A educação alimenta?

É sobre tudo isso que conversamos hoje com a professora do curso de  Agroecologia, Joanna Lessa! É professora na UFRPE, mestra e doutora em sociologia, professora da UFRPE na área de educação agrícola e extensão rural. É integrante do núcleo de agroecologia e campesinato.

O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!

Escute a programação da Rádio Universitária Paulo Freire online! https://orelha.radiolivre.org/radiopaulofreire

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *