Alimentação, fome e as mudanças climáticas | Cantos do Sabiá
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

16 de outubro é o dia mundial da alimentação. Uma data que levanta essas conversas sobre a comida, alimento de qualidade e em quantidade para todo o mundo!
Mas temos que novamente falar dessa data em meio a uma crise alimentar global. O mundo sofre com a fome, e o Brasil não é exceção; o Relatório “Do Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2023” nos mostra que 21,1 milhões de brasileiros estavam em insegurança alimentar grave ano passado. Mais de 125 milhões sofreram insegurança alimentar na pandemia.
E ainda por cima vivemos uma crise ambiental, com o aquecimento acelerado da terra, e as mudanças climáticas extremas. Para quem produz o alimento – a comida de verdade – isso tem um impacto profundo. Então, entre alimentação, fome e as mudanças climáticas, o que fazer?
E é para falar desse tema tão importante que hoje convidamos para a nossa mesa – um nome já conhecido aqui do programa. Participando mais uma vez, o biólogo, educador popular, Alexandre Henrique Pires! Ele é Diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.