Exposição fotográfica do Centro Sabiá retrata a resiliência de famílias agricultoras do Semiárido pernambucano frente às mudanças climáticas

Abertura acontece nesta terça-feira [9], na ABA Innovation, Edifício Professor Gomes de Matos, Av. Santos Dumont, 300, Aflitos, Recife – PE

Por Darliton Silva
Comunicador do Centro Sabiá

Foto: Nay Jinkings | Acervo Centro Sabiá

Intitulada “Um Ser-Tão Forte: Resistência e Resiliência da Agricultura Familiar Frente à Crise Climática”, esta exposição, organizada pelo Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, uma ONG que há 30 anos vem fomentando e construindo sistemas alimentares mais justos em Pernambuco, ilumina o desafio e a resiliência da agricultura familiar no semiárido no enfrentamento das adversidades climáticas. Através de 20 fotografias impactantes, capturamos a essência da vida rural que, embora profundamente afetada pelas mudanças climáticas persiste e inova, adaptando-se a novos regimes climáticos. Cada imagem conta a história de famílias agricultoras que, ancoradas em práticas agroecológicas e no conhecimento tradicional, enfrentam e superam as intempéries.

A exposição é uma imersão nas paisagens sertanejas do Agreste ao Sertão, territórios do Semiárido Pernambucano extremamente afetados pela crise climática e em risco de desertificação. Este mesmo sertão que sofre injustamente os efeitos de uma crise que não contribuiu, também pode nos ensinar a conviver com ela, pois historicamente é uma região de altas temperaturas e poucas chuvas, onde sua população aprendeu a conviver com o semiárido e suas especificidades. Onde a adversidade é confrontada com sabedoria ancestral e soluções sustentáveis.

“Um Ser-Tão Forte” celebra não só a beleza e a fortaleza do rural sertanejo, outrora exibido como pobre, feio, com gente que sofre e que precisa sempre de ajuda. Convidamos vocês a se despirem desse Pré-Conceito e trocar as lentes de seus óculos para embarcarem conosco nessa viagem pela arte da fotografia que revela o papel vital da agricultura familiar na construção de um futuro mais resiliente e sustentável com comida de verdade na mesa das populações do campo e da cidade. Junte-se a nós nesta jornada visual, repleta de histórias de resistências, adaptação e sobretudo esperança.

A Mostra está dentro da programação da Climate Expo ABA, que é um projeto promovido pela ABA, em parceria com a missão diplomática dos Estados Unidos, com um objetivo de: educar para um futuro sustentável. O evento também contará com workshops e rodas de conversa. Nosso coordenador de mobilização social, Carlos Magno Morais, participará da roda de diálogos sobre “Impactos e Soluções: bioma Caatinga e mudanças climáticas”, que acontecerá na segunda-feira, 15/04, das 10h às 12h.

Informações sobre a exposição:
Texto: Carlos Magno Morais;
Curadoria: Carlos Magno Morais e Darliton Silva;
Fotos: João Roberto Ripper | Ana Mendes | Nay Jinkings | Luca Zanetti | Túlio Martins | Acervo Centro Sabiá;
Data: 9 a 19 de Abril de 2024 [Sessões entre 8h30 às 19h30];
Local: ABA Innovation | Edifício Professor Gomes de Matos – Av. Santos Dumont, 300 – Aflitos, Recife – PE, 52050-050;
Horários de funcionamento: Turnos da manhã, tarde e noite;
Inscrições: As inscrições deverão ser realizadas através do SYMPLA da ABA.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *