Recife tem fome? | Comida de Verdade

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

No Brasil, a gente sabe que a fome é um inimigo histórico e constante. Até 2022, 33,1 milhões de brasileiros conviviam com a insegurança alimentar – a fome havia voltado com toda a força durante o governo Bolsonaro e no pós-pandemia.

Pernambuco não escapou da fome; a Rede PENSSAN apontou que 2,1 milhões de pernambucanos conviviam com a insegurança alimentar, de moderada a grave. A cada 10 pernambucanos, 4 estavam com fome.

A pandemia? Passou. O governo Bolsonaro também. No novo governo, a fome começou a cair, quando saímos do triste número de 33,1 milhões na insegurança para 8,7 milhões em 2023. E Pernambuco? E o Recife? Como estamos no combate à fome, insegurança alimentar e nutricional?

Recife tem fome? Este é o tema do Comida de Verdade desta semana, e quem conversa com a gente é o advogado e mestre em direito – Rafael Araújo! Ele é  Diretor Regional do Instituto Fome de Tudo, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar do Recife – COMSEA Recife. Representante da ONG Samaritanos no Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua do Recife.

Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá!

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *