Articulação Semiárido Brasileiro no 13º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva
Por Darliton Silva e Thamires Lima
Na tarde desta segunda-feira, 26, organizações da sociedade civil que integram a Articulação Semiárido Pernambucano (ASA), estiveram presentes no 13º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva [SBCMAC], que ocorre de 25 a 27 de agosto, no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco [UFPE].
O encontro busca promover o diálogo em torno do tema “O amanhã é hoje: Água de chuva como matriz hídrica para todos”. Também estão sendo abordados assuntos como tecnologias sociais, gestão de recursos hídricos, educação ambiental entre outros.
“Para nós da Articulação do Semiárido Brasileiro, destacamos a importância do Simpósio como um espaço importante para dialogar com pesquisadores/as, estudantes e acadêmicos/as sobre as experiências de Convivência com o Semiárido”, afirma Waneska Bonfim, coordenadora político-pedagógica da Diaconia, coordenadora executiva da ASA Pernambuco e representante da ASA Brasil no evento.
Na ocasião, Maria Cristina Aureliano, coordenadora geral do Centro Sabiá, também marcou presença e reforçou a importância de trazer as experiências práticas das organizações da civil com as tecnologias sociais de captação de água de chuva para espaços como este, dando visibilidade às mudanças que elas promovem na vida das famílias agricultoras e à necessidade de garantir que todas tenham acesso a este direito.
A finalidade do Simpósio é alcançar os beneficiários de água de chuva, agricultores e agricultoras, representantes políticos, pesquisadores/as de órgãos governamentais e não governamentais, a fim de ampliar o debate e estimular avanços científicos no uso da água de chuva e seu manejo em áreas rurais.
O Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva é uma iniciativa da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva, que foi fundada em 08 de julho de 1999, em Petrolina-PE. Essa é uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão promover ações visando o aproveitamento racional e eficiente da água de chuva no Brasil.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.