Fome de luta popular | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Cantos discute a fome de luta popular! Estamos no mês das organizações populares. O dia 3 de setembro, Dia das Organizações Populares, é uma data que nos lembra da importância dessa mobilização social na luta por justiça, direitos, e, pensando no campo, pela terra, pela água, pelo espaço.

As organizações populares sempre tiveram um papel gigantesco na resistência contra as injustiças agrárias. Sejam quilombolas, povos indígenas, produtores e produtoras rurais, ou sindicalistas; a resistência sempre se fez forte para a proteção das comunidades rurais e dos trabalhadores do campo.

Mas a violência persiste. É por isso que a Comissão Pastoral da Terra (CPT) trouxe mais uma edição do relatório “Conflitos no Campo 2023”, revelando que a violência continua a crescer. Como enfrentar as violências? Que papel temos quando organizações populares precisam tomar a frente para frear as injustiças? 

Quem traz algumas destas respostas para a conversa, é o geógrafo Plácido Júnior! Plácido é mestre em Geografia, com conhecimentos na questão agrária e no campo. Ele é agente na Comissão Pastoral da Terra e na Via Campesina.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *