Lugar da mulher é na agroecologia e onde ela quiser!  | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Falar da mulher rural é imediatamente falar de agroecologia, de produção de comida, de cultura e de sustentabilidade. É falar da vida no campo.

No Brasil, 14 milhões de pessoas no campo são mulheres. E no mundo, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), elas compõem 40% da mão de obra agrícola em países em desenvolvimento.

Então, toda vez que você pegar uma comida – comida de verdade – nas suas mãos, pense em todas as mãos que fizeram com que essa comida fosse possível. Pense nas mãos de mulheres guerreiras, trabalhadoras rurais, que lutam pela minha, pela sua e pela nossa comida, mas também por equidade, justiça no trabalho rural, protagonismo e por suas vidas também.

Viva a mulher rural! 🌾 E é para falar desse tema tão importante que hoje convidamos Vânia Marques Pintoagricultora familiar, formada em Pedagogia da Terra e Mestra em Educação do Campo. Vânia é a primeira presidenta eleita da CONTAGConfederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. Também ouvimos as agricultoras Lenir Pereira, Evanice Lima, Verônica Pereira e a assessora técnica do Centro Sabiá – Valquíria Florencio.

https://open.spotify.com/episode/7mpbragHEta1Pml5IgCZt4?si=449e486ef95848e7

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://open.spotify.com/show/5Yeo5PhoEelWIpuC6cYERE 

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *