Secretaria de Saúde promove Semana da Alimentação Saudável

cartaz alimentacao
Por assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove atividades para celebrar a Semana da Alimentação Saudável. O evento começa nesta segunda-feira, 14 e segue até sexta-feira, dia 18 e é uma ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 deste mês. A data foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para que se compreenda os problemas e soluções na busca pela erradicação da fome no mundo. Famílias agricultoras assessoradas pelo Centro Sabiá participam da feira que acontece dia 17 no Parque 13 de Maio.

Este ano, a organização internacional traz como tema Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição e segundo dados divulgados quase 870 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de desnutrição crônica. Em Pernambuco, a SES, em parceria com diversas instituições como Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Sabiá e Prefeitura do Recife, promove atividades durante esta semana.

A abertura tem início com debate sobre alimentação saudável e os impactos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores e consumidores dos alimentos, na segunda-feira (14/10), no auditório da SES, às 8h30. A mesa contará com a participação da pesquisadora do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Aline Gurgel, que irá comentar sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores que aplicam os produtos e os resíduos de agrotóxicos nos alimentos; do médico do Centro Nordestino de Medicina Popular, Celerino Carriconde, que falará sobre a importância da alimentação saudável e como incorporar alimentos saudáveis à dieta; e do agricultor Flávio Duarte, do Sítio Nova Canaã, localizado na Zona Rural de Olinda, que irá relatar sua experiência como agricultor que utiliza os princípios da agroecologia (proposta alternativa de agricultura familiar) e o impacto destas práticas para a saúde.

Na quinta-feira (17/10) será realizada, no parque 13 de maio, Centro do Recife, uma feira agroecológica com agricultores da Zona da Mata Sul. Os trabalhadores levarão seus produtos para comercialização das 6h30 às 12h. No local, profissionais de saúde do Recife irão realizar rodas de conversa com a população e entre as atividades propostas está a degustação de alimentos saudáveis com divulgação de receitas. Ainda durante a manhã serão exibidos vídeos sobre alimentação saudável.

Essas propostas buscam aumentar o nível de consciência sobre a segurança alimentar, a fome e os desafios da alimentação e da agricultura, assim como o fortalecimento da produção familiar de alimentos livres de agrotóxicos. Tudo isso para garantir a alimentação saudável para os agricultores e para a população da cidade”, comenta o técnico de Intoxicações Exógenas da Gerência de Atenção à Saúde do Trabalhador da SES, Pedro Albuquerque.

Em continuidade às ações, até o final do ano, haverá debates sobre alimentação saudável nas escolas municipais do Recife, além de visitas em locais de produção orgânica e da agricultura familiar. A proposta é que vivenciem as práticas orgânicas de agricultura no local onde são produzidos os alimentos e tentem levar as atividades para as hortas escolares.

DICAS PARA MANTER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

Comer bem para ficar de bem com a vida

– Peixes de águas profundas (como atum, sardinha, salmão e arenque): São ricos em ômega-3, uma gordura saudável que auxilia a reduzir o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides;

– Linhaça: Possui ácidos graxos essenciais que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol e impedindo o acúmulo de gordura nas artérias. Possui também propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento celular;

– Frutas, verduras e legumes: São excelentes fontes de fibras responsáveis pelo bom funcionamento do intestino e pela diminuição na absorção do colesterol. Além disso, aumentam a saciedade;

– Azeite de oliva extra-virgem: é uma boa fonte de vitamina E, minerais e antioxidantes. O consumo moderado ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do bom colesterol (HDL);

– Soja: fonte de isoflavonas, o consumo regular de soja ajuda a controlar os níveis de colesterol e colabora para diminuir a absorção de açúcar.

– Castanhas: auxiliam na redução do colesterol, além de apresentar grandes quantidades de fibras, selênio, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio. (O consumo recomendado seria de 1 unidade de castanha do Pará + 5 unidades de castanha de caju ao dia, podendo variar com outras oleaginosas assim como as amêndoas e nozes)

Mantenha distância

– Massas folhadas, pães recheados, frituras e alimentos gordurosos: causam aumento do colesterol, podendo levar ao entupimento das artérias, além de favorecer o surgimento da obesidade.

– Temperos industrializados, embutidos, salgadinhos de pacote e petiscos: ricos em sódio e gordura saturada, além de aumentar o colesterol, podem elevar a pressão arterial;

– Doces concentrados e bolos recheados: a alta concentração de açúcar na alimentação, além de favorecer a obesidade, pode aumentar a gordura nos vasos sanguíneos e alterar o metabolismo da glicose, proporcionando o aparecimento do Diabetes tipo II.

O que fazer para manter seu coração saudável?

– Coma de forma fracionada, evitando grandes refeições;
– Faça uma dieta com pouca gordura e moderada em sal. Evite as frituras, carnes gordas e queijos amarelos, por exemplo;
– Consuma mais frutas, verduras, legumes e grãos;
– Varie o cardápio;
– Mantenha seu peso ideal;
– Modere no consumo de bebidas alcoólicas;
– Controle seu colesterol;
– Pratique atividade física regularmente com a orientação de um profissional especializado;
– Procure seu medico periodicamente para exames de rotina;
– Tente manter uma boa qualidade do sono.

Mais informações com a assessoria da SES:
Mariana Cauduro
(81) 9432.7311
Felipe ferraz
(81) 9101.0464


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *