Brasil e Haiti num diálogo sobre soberania e segurança alimentar

Kurt e Jones

Por Kalinne Medeiros – assessoria Centro Sabiá

O assessor da Misereor no Haiti, Kurt Habermeier, chega ao Recife para participar do Dois Dedos de Prosa Sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional – Panoramas do Haiti e do Nordeste do Brasil. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos de fundação do Centro Sabiá. A atividade acontece nesta quarta-feira, 16, na Torre Malakoff, a partir das 19h. Participam também da roda de conversa o coordenador executivo da ActionAid, Adriano Campolina.

Mesmo a distância, Kurt, que já trabalhou com agroecologia em Pernambuco e conhece o trabalho do Sabiá desde a sua fundação, acompanha o trabalho da entidade até hoje e considera a iniciativa do Dois Dedos de Prosa muito importante para sensibilização e conscientização da população urbana. “É um diálogo importante entre produtores, assessores, técnicos e a sociedade em geral sobre a realidade do campo, os desafios ligados à produção agrícola familiar e o consumo de alimentos saudáveis”, afirmou.

Sobre a sua participação na conversa, Kurt disse que vai tentar mostrar a experiência no trabalho com agroecologia nos dois países, considerando todas as diferenças existentes, como as questões geográficas, históricas e sociais.   Mas o foco central será no processo de desenvolvimento da agroecologia no Haiti, um país que sofreu um processo muito intenso de degeneração do meio ambiente, degradação da terra. “Vou contar como buscamos recuperar o meio ambiente dentro de um sistema de produção que permita às famílias agricultoras viverem com dignidade, pois a miséria no Haiti é muito grande, falta tudo, infraestrutura, serviços básicos. Trata-se de um processo de organização que vem da base e tem o apoio fundamental das organizações internacionais”, revelou.  

Na opinião do assessor da Misereor no Haiti, a agroecologia é a saída para a segurança e a soberania alimentar. Ele considera que o agronegócio não consegue resolver os problemas do meio ambiente e os sociais. “Nos últimos 20, 30 anos, houve muita produção agrícola, mas a fome continuou e se agravou com a alta dos preços dos produtos. Então, a agroecologia trabalha com recursos locais, não depende de insumos de fora e tem como base a agricultura familiar”, ressaltou.

Além do bate papo com os dois convidados, o Dois Dedos de Prosa vai dialogar com o público por meio dos repentistas João Paraibano e Diomedes Mariano. O evento começa às 19h, na Torre Malakoff, no Bairro do Recife.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *