Organização da Caravana do Apodi se reúne para acertos finais
Da assessoria da Caravana
Na semana que passou, entidades e movimentos sociais que estão na organização da Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi estiveram reunidos na sede do Centro Feminista 8 de Março (CF8), em Mossoró (RN). Na pauta, os preparativos finais do evento que acontece ainda este mês, entre os dia 23 a 26, na Chapada do Apodi.
Os participantes revisitaram a programação da Caravana, em especial os momentos que serão coletivos como a visita ao acampamento Edivan Pinto, na Chapada do Apodi, onde milhares de famílias estão instaladas em resistência ao projeto de irrigação proposto pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS). Este órgão pretende desapropriar mais de 13 mil hectares de terras da região em benefício do agronegócio. Outros pontos destacados na pauta foram as atrações culturais programadas para a caravana e a organização da comunicação para a cobertura do evento.
A reunião contou com a participação de representantes das seguintes organizações e redes: Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Apodi, CF8, MMM, Rede Xique Xique, Coopervida, Terra Viva, Seapac, Sertão Verde, Atos, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Cetra e IAC.
A Caravana Agroecológica e Cultural da Chapada do Apodi vai reunir 200 pessoas do Nordeste e de outras regiões do País com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências agroecológicas em preparação para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), que acontecerá em Juazeiro (BA), em maio de 2014.
Comunicação – Cerca de oito comunicadores/as populares se reuniram paralelamente à reunião para fazer os encaminhamentos referentes a cobertura da Caravana. O grupo discutiu as ações pré-evento como a coletiva de imprensa, que acontecerá nesta quinta-feira (17), em Mossoró. Para melhor organizar a cobertura, os/as comunicadores/as se dividiram em áreas afins para acompanhar o evento como blog, assessoria de imprensa, redes sociais, audiovisual, produção de conteúdos e registro fotográfico. Na ocasião, também foi apresentado o spot da caravana. Para ouvir clique aqui.
Visite o blog da caravana: http://caravanaagroecologicaapodi.wordpress.com/
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.