O processo participativo avaliativo de construção do Centro Sabiá

por Maria Cristina Aureliano (Centro Sabiá)

Todo final de ano o Centro Sabiá faz uma avaliação do trabalho realizado, monitora a partir de indicadores as suas metas e se planeja para o ano seguinte, processo conhecido entre as organizações como PMA (Planejamento, Monitoramento e Avaliação). É um processo que envolve toda a equipe e também representação dos agricultores e agricultoras das regiões onde atua.

Este ano o PMA traz algumas novidades, buscando envolver mais jovens agricultores e agricultoras, além de qualificar e politizar o debate. Para isso, o processo terá início com reuniões das Comissões Territoriais de Jovens que farão uma avaliação das ações desenvolvidas em 2013 e seus impactos para a juventude rural. Como tarefa, os jovens irão levar este debate para os Encontros Territoriais e junto com a equipe local também irão ajudar a organizá-los. Os Encontros Territoriais serão realizados nos três territórios de atuação do Centro Sabiá (Zona da Mata, Agreste Central e Setentrional e Sertão do Pajeú) e terão como participantes cerca de 150 agricultores e agricultoras familiares.

Os Encontros Territoriais serão momentos de avaliação qualitativa da ação do Centro Sabiá nos territórios a partir do olhar dos agricultores e agricultoras. Para contribuir com esta análise a equipe local trará informações sobre os resultados deste trabalho que possibilite uma perspectiva territorial da nossa contribuição no processo de transição agroecológica, de modo que os agricultores e agricultoras enxerguem para além de suas comunidades percebendo a ação como um todo. Nestes encontros também buscaremos provocar os participantes para exercer um papel mais protagonista no território enquanto indutores do processo de mudança no modelo de agricultora local para fortalecer a agroecologia.

Após estas etapas com a participação da juventude e famílias agricultoras, as equipes locais farão um processo de reflexão e análise do trabalho desenvolvido em 2013 e irão elaborar sínteses, sempre dialogando com os as avaliações dos agricultores e agricultoras, que serão apresentadas no Seminário Anual de PMA. É neste momento que as equipes irão se debruçar sobre o Plano Estratégico Institucional (PEI) elaborado para servir como referência ao trabalho do Centro Sabiá no triênio de 2012 a 2014. É neste plano que estão os programas, objetivos, metas e indicadores que orientam a ação do Centro Sabiá e será também a partir deles que a ação do Centro Sabiá será avaliada.

O plano estrutura o trabalho do Centro Sabiá em cinco programas, três de ação territorial (Agrofloresta e Economia Solidária, Convivência com o Semiárido e Sustentabilidade Ambiental) e dois que envolvem a ação institucional como um todo (Comunicação para a Mobilização Social e Gestão e Desenvolvimento Institucional). O fechamento deste processo acontece no Seminário Anual de PMA onde serão apresentadas e discutidas as avaliações e elaborado o planejamento para 2014. É importante destacar que toda a equipe técnica e administrativa envolve-se no processo de PMA, enquanto método e princípio, pois no Centro Sabiá a participação é elemento estruturante do jeito de se trabalhar.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *