Ritmos nordestinos encantam noite de abertura da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do
Noite de abertura da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste em Ouricuri/PE
Por Andréia Coelho (ONG CAATINGA)
Diversidades de ritmos e culturas foram marcantes na noite de abertura da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA), nessa terça-feira. A representação artística dos Estados da Paraíba, Maranhão, Ceará, Alagoas, Bahia e Pernambuco pelas crianças do projeto Comunidade & Criança – ActionAid, foi uma acolhida às juventudes rurais que se reuniram no Sítio Lagoa do Urubu, em Ouricuri, para promoverem o intercâmbio de informações, experiências e debates sobre o modelo de desenvolvimento atual.
Após a mística de abertura, foi composta uma mesa com os coordenadores e coordenadoras do evento para as boas vindas. A Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste é uma realização da Ong Caatinga, Centro Sabiá, Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, CETRA, ASSEMA, ActionAid e Terra dos Homens.
“Nós temos o desafio de nesses dias, pautar, refletir e debater sobre as discussões que iremos levar para o III ENA, para assim fortalecer os outros territórios” afirmou Francinaldo Matos, representante da ActionAid – Pernambuco.
As rotas e suas experiências
A partir dessa quarta feira, os participantes e as participantes da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste, irão conhecer algumas experiências agroecológicas do território do Araripe pernambucano, bem como os impactos da ferrovia Transnordestina e do polo gesseiro em algumas comunidades. Para isso, serão distribuídas cinco rotas entre os municípios de Araripina, Trindade, Exu, Granito, Ouricuri, Santa Filomena e Parnamirim.
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.