É pela agroecologia que os jovens lutam

DSC00576Jovens que participaram da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste em momento de encerramento / Foto: Laudenice Oliveira 

por Gabriel Venâncio (Jovem Multiplicador de Agroecologia, do Sítio Cipó, no município de Flores/PE)

Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro, esse foi o lema da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III ENA (Encontro Nacional de Agroecologia), que aconteceu entre os dias 25 e 29 de março de 2014, na cidade de Ouricuri, no Araripe pernambucano. Estavam presentes vários jovens dos estados: Ceará Pernambuco, Bahia, Paraíba, Alagoas e Maranhão, representando várias instituições, entre elas Centro Sabiá, CAATINGA, AS-PTA, CETRA, ASSEMA SASOP, FOJUPE e CASACO.

Juntos em um mesmo propósito de denunciar para a sociedade os impactos do agronegócio do Pólo Gesseiro e as intermináveis obras da ferrovia Transnordestina. Na Caravana agroecológica teve várias atividades, como visitas a experiências agroecológicas e culturais, ato público e debates. Tivemos como instrutores das rotas os próprios jovens agricultores da região, são eles: Edmilson Torres, Iris Maria, Karamirele Alves e Manuel Gonçalves, jovens que são acompanhados pela ONG CAATINGA.

Nas rotas pudemos ver a realidade de cada canto do Araripe Pernambucano e o sofrimento que cada família agricultora vem enfrentado com o Pólo Gesseiro. Pudemos ver também algumas famílias que trabalham com a agricultura familiar.

“Essa caravana possibilitou muitos aprendizados. Vimos plantações agroecológicas, sistemas de bioágua, trabalho com artesanato e fogões geoagroecológicos. É uma experiência que irá servir de exemplo para minha comunidade, pois quase todo trabalho é feito por jovens. E isso é muito estimulante para os demais jovens”, diz Cibely Brito, de Boqueirão, na Paraíba.

Na Caravana também teve algumas apresentações culturais realizadas pelas crianças da Escola Rural que fica no sítio Lagoa do Urubu, zona rural de Ouricuri. Essas apresentações foram fundamentais, pois cada uma trazia um símbolo e uma representação de cada estado.

“O evento em si foi muito proveitoso e recheado de experiências que os jovens visitaram nos diversos municípios do Araripe. Cada uma com técnicas diferentes e várias culturas, pois estávamos em 6 estados e teve muita troca de conhecimento. A Caravana tem o intuito de preparação dos jovens para a participação do III ENA, que irá acontecer de 16 a 19 de maio, na cidade de Juazeiro da Bahia”, completa Ianda Novaes, técnica do CAATINGA e uma das organizadoras da caravana.

Momentos como esse servem para mostrar à sociedade que a juventude está sempre organizada e que a gente não é só o futuro da humanidade, mas o presente.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *