Famílias agricultoras realizam I Feira Agroecológica de São Caitano
Famílias agricultoras comercializam na primeira feira agroecológica do município de São Caitano. Foto: Julianna Peixoto/Centro Sabiá
Por Julianne Peixoto (Técnica do Centro Sabiá)
Na última sexta-feira, dia 24 de abril, aconteceu em São Caitano, no agreste Pernambucano, a I Feira Agroecológica da cidade na qual foram comercializados produtos livres de agrotóxicos da agricultura familiar dos agricultores e agricultoras assessorados pelo Centro Sabiá.
A organização foi da Associação de Brejo de Lagoa e teve o apoio de parceiros como Centro Sabiá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura Municipal através das secretarias de agricultura e meio ambiente. A feira contou com quatro bancos que se localizaram em frente aos correios, os bancos estavam abastecidos com frutas da época, ovos de capoeira, macaxeira, castanha, queijo e algumas verduras.
Quem visitava a feira e comprava produtos agroecológicos ganhava uma muda de plantas frutíferas, forrageira ou nativa. Além disso, foram distribuídos materiais literários para quem visitava a feira que abordavam a temática agroecológica, alimentação saudável e convivência com o semiárido.
Os agricultores que estavam comercializando mostraram-se entusiasmados com a venda dos produtos e era visível que as expectativas tinham sido superadas. A feira contou com a presença da rádio local que fez uma reportagem com os agricultores organizadores e visitantes sobre a importância daquela feira para os produtores, para os consumidores e para o município.
Agricultores presentearam os primeiros clientes com mudas e materiais didáticos sobre alimentação saudável e agroeologia. Foto: Julianna Peixoto/Centro Sabiá
“O objetivo que temos é continuar vendendo todas as sextas-feiras, avaliamos que foi bastante positivo a experiência da I Feira Agroecológica, já que 70% dos produtos que trouxemos foram negociados”, disse o agricultor Argemiro. Dona Etelvina termina dizendo que “foi muito bom o dia de hoje para todos nós, produzir e comercializar produtos sem veneno faz bem para nós agricultores, para quem consome e pra o meio ambiente”.
Os agricultores deram um importante salto em relação à conscientização da segurança alimentar e na experimentação do novo. É fato que existem alguns pontos a serem melhor organizados de forma coletiva para assegurar a qualidade da feira e da comercialização. Estaremos na busca de superar os desafios para crescermos agroecologicamente juntos!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.