Garanhuns recebe Conferência Livre da Juventude em setembro
Conferência Municipal de Juventude de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de PE. Foto: Eduardo Amorim/Centro Sabiá
Por Eduardo Amorim (Centro Sabiá)
Pernambuco passa atualmente pelo momento de discutir as políticas públicas para as juventudes. Foram realizadas as conferências municipais, que servem como preparatórias para a Estadual e Nacional e também está sendo organizada pelo Fórum das Juventudes de Pernambuco (Fojupe) uma Conferência Livre com participação de jovens de todo o estado para discutir os diversos aspectos que perpassam a organização e incidência das juventudes rural e urbana, que será realizada de 11 a 13 de setembro, em Garanhuns.
“Em junho, realizamos um encontro preparatório para as conferências com o objetivo de refletir e debater com as juventudes sobre a importância de participar das atividades nos seus municípios. E oferecer os subsídios para que estes e estas lutassem pela realização das conferências municipais em suas cidades. O problema é que devido à falta de compromisso do poder público destes municípios onde os/as jovens estão, não foi possível pautar e garantir que as mesmas acontecessem em algumas cidades”, explica a assessora da Juventude do Centro Sabiá, Janaina Ferraz, ressaltando que a Conferência Livre da Juventude reunirá justamente esse grupo que já está participando das discussões do Fórum e que foram estimulados nesse primeiro encontro preparatório.
Integrantes do Fojupe e Comissão Territorial de Jovens Multiplicadores de Agroecologia (CTJMA) participaram de conferências municipais nas três regiões do Estado e pautaram nessas a defesa da agricultura familiar de base agroecológica. No Recife, a equipe do Centro Sabiá conseguiu trazer o debate rural também para a capital, através da participação na III Conferência Municipal de Juventude do Recife, já que jovens acompanhados pela ONG, juntamente com seus familiares comercializam seus produtos nas cerca de 30 feiras agroecológicas existentes na Região Metropolitana do Recife.
“Aproveitamos também para ressaltar a necessidade das pautas das juventudes dialogarem com os diversos setores da sociedade que também trabalham os aspectos relativos às juventudes, lembrando a intersetoriedade da efetivação das políticas públicas para este segmento, como exemplo é preciso que as propostas que tem saído dos municípios possam dialogar com o que tem saído nestes setores como o que foi discutido recentemente na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional”, explicou Janaina.
Mas há experiências positivas também nas regiões, como a organização da Conferência Regional de Juventude com os municípios de São Bento do Una, Jupi, Jucati e Capoeiras, no Agreste Meridional. Já na Zona da Mata, o Centro Sabiá esteve facilitando um dos eixos de discussão – o de Comunicação – na Conferência Municipal de Juventude de Rio Formoso (Mata Sul/PE).
A participação nas conferências municipais deixou claro que muitas questões são de interesse tanto dos jovens rurais como de quem mora na cidade, como foi o pedido quase unânime em Rio Formoso para se defender a melhoria na banda larga das escolas. Mas jovens que moram no meio rural deixaram claro que é preciso garantir o espaço para as discussões específicas que perpassam as juventudes do campo.
NACIONAL – A 3ª Conferência Nacional da Juventude tem como tema “As várias formas de mudar o Brasil”. A etapa nacional ocorre em dezembro, em Brasília, quando se reunirão os dois mil delegados eleitos nos estados. Em Pernambuco, a etapa estadual está marcada para os dias 05 e 06 de outubro no Centro de Convenções, em Olinda.
As conferências municipais e estaduais permitem que a população dê a sua contribuição geral, mas a Conferência Livre da Juventude será o momento do debate de maneira qualificada sobre os aspectos que envolvem a juventude rural e urbana. Pensando no fortalecimento da representação dos/as jovens, as organizações que assessoram o Fojupe (Etapas, Gajop, Fase, Fetape, Diaconia, Sabiá e Poplin Arte) decidiram apoiar a realização da Conferência Livre da Juventude reunir os e as jovens que já vem nesse debate para que eles/as continuem mostrando organização e disposição para defender suas pautas. Além da participação direta, o Governo Federal criou também um aplicativo para que os jovens contribuam com debate. Ele pode acessado pelo endereço: http://app.juventude.gov.br/
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.