Grito da Terra consegue PNAE em Rio Formoso

Grito da Terra - Rio Formoso - 26.08.2015 - Foto Laudenice Oliveira 3 700x394Agricultores e agricultoras ocuparam a prefeitura até conseguir conversa com o prefeito
no último Grito da Terra / Foto: Laudenice Oliveira – Acervo Centro Sabiá

Por Eduardo Amorim (Centro Sabiá)

Depois de uma ocupação na sede da Prefeitura de Rio Formoso, ocorrida durante o Grito da Terra 2015, finalmente os agricultores e agricultoras do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro Sabiá e a Fetape foram recebidos pelo prefeito Hely Farias e pela equipe do Governo Municipal. O primeiro resultado já está sendo comemorado, pois a Secretaria de Educação irá passar a adquirir produtos agroecológicos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O prefeito assumiu um compromisso de fazer uma aquisição em 2015 e a partir do próximo ano a Prefeitura pretende comprar até 50% da alimentação escolar aos agricultores familiares”, explica a coordenadora do Centro Sabiá na Zona da Mata, Ana Cruz. Ela participou da primeira reunião de um grupo de trabalho formado após o Grito da Terra, que tem representantes de todos os assentamentos do Município, do movimento sindical, do Centro Sabiá e de três secretarias da Prefeitura de Rio Formoso (Educação, Finanças e Agricultura).

Neste primeiro ano, a aquisição será de apenas R$8.000. A ideia é que sejam adquiridos inhame/cará, coentro, banana prata e polpas de diversas frutas. Os produtos irão para a merenda escolar, melhorando a qualidade da alimentação dos estudantes e contribuindo também para a economia do município, já que a agricultura agroecológica é uma alternativa importante para os pequenos proprietários de terra da região.

A Prefeitura de Rio Formoso chegou a pagar multa por descumprir a legislação ao não cumprir o percentual mínimo de aquisições da agricultura familiar exigido pelo PNAE.

Agricultores agroecológicos de Rio Formoso e mais cinco cidades da Zona da Mata (Sirinhaém, Tamandaré, Palmares, Ipojuca e Ribeirão) participam no próximo dia 25 de setembro da Feira de Saberes e Sabores, em Porto de Galinhas, que será uma grande mostra da qualidade da produção sem agrotóxicos e livre de transgênicos da região.


Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *