Nota do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco
No último domingo (31/01/2016), foi exibida no Programa Fantástico, da Rede Globo de televisão, uma matéria sobre a comercialização de produtos com agrotóxicos em feiras de orgânicos. Parabenizamos a denúncia de pessoas desonestas infiltradas nas feiras de orgânicos, prejudicando famílias agricultoras que trabalham de forma árdua para produzirem alimentos livres de agrotóxicos, de qualidade e saudável para a população.
Reconhecemos a importância da reportagem em alertar consumidores e consumidoras sobre o que compra e consome, mas lamentamos a ênfase dada à forma desonesta na venda de produtos orgânicos. A grande maioria das famílias que comercializam em feiras orgânicas, trabalha com respeito à natureza, conservação da biodiversidade, e sem uso de agrotóxicos.
Gostaríamos de ressaltar a necessidade de uma fiscalização mais eficiente por parte dos órgãos competentes, bem como a divulgação dos seus resultados. Os meios de comunicação podem contribuir de forma bastante positiva ao realizar reportagens que valorizem o trabalho das famílias que produzem sem uso de venenos, com respeito à saúde da população, e favorecendo o consumo de alimentos saudáveis.
Gostaríamos de nos colocar à disposição como fonte de informações, uma vez que o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional defende que a alimentação saudável esteja presente no cotidiano da população brasileira. E ressaltar a importância de se checar efetivamente as informações em reportagens que podem ter grande repercussão. Recentemente, por exemplo, tivemos acesso à pesquisa que mostra feiras agroecológicas com preços mais baratos que os supermercados, mesmo comparando com os produtos com veneno (convencionais).
Assim, é preciso investir em matérias que mostrem o esforço das famílias agricultoras em garantir comida de verdade na mesa da população, isto é, que abordem o trabalho contínuo, desde a produção, o beneficiamento dos orgânicos, seu trajeto até chegar à feira. Essa é uma forma de valorizar e respeitar o trabalho de quem fornece à população produtos livres de venenos, e que não devem ser condenadas, prejudicadas por atitudes irresponsáveis de algumas pessoas.
Zênia Tavares
Presidenta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco
Fórum Estadual de Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional de Pernambuco
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.