Agricultores/as Mobilizados/as pela Democracia


               Trabalhadores/as rurais de Taquaritinga montam Comitê Popular pela Democracia / Foto: Miriam Lima

Por Miriam Lima (assessora técnica do Centro Sabiá)

Trabalhadores/as do Agreste de Pernambuco avançam na mobilização pela democracia em nosso país. É o povo se organizando. Terça-feira, dia 24, mais um Comitê Popular pela Democracia, foi inaugurado, desta vez em Taquaritinga do Norte. A reunião de inauguração aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do município. Agricultores e agricultoras das comunidades rurais, representantes de associações e da Secretaria de Agricultura do município, dirigentes de sindicatos rurais, membros do Conselho Municipal de Desenvolvimentos Rural, entre outros estiveram presentes.

O debate trouxe a pauta os últimos acontecimentos que vêm abalando o Brasil. A análise da conjuntura política mostrou que várias conquistas dos/as trabalhadores/as estão sendo tiradas da população, e mais ainda, dos agricultores e das agricultoras familiares, como a extinção do MDA, os cortes de orçamento para o  FIES, o Programa Minha Casa Minha Vida, a diminuição do Bolsa Família, entre outros. Houve momentos fortes, de sentimentos e até de choro, pois tudo isso respinga em todos e todas que sentem na pele o que será perder essas conquistas. A agricultora do Sítio Juá, Dona Maria José, falou sobre a importância da chamada de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que em alguns municípios da região foi executada pelo Centro Sabiá. “Hoje conheço a importância dos produtos agroecológicos que planto e colho em minha horta. Isso, graças aos conhecimentos que obtive através do Sabiá”, declara, emocionada, Dona Maria.


                    Os agricultores/as discutiram as ameaças do contexto político as suas conquistas / Foto: Miriam Lima

Já a agricultora Dona Raimunda, do sítio São Braz, que também recebe assistência técnica pela chamada de ATER diz o quanto isso foi importante para a sua geração de renda: “Hoje minha filha faz faculdade graças ao Sabiá, pois meus cafés, que vendo hoje, no mês passado chegou a vender mais de R$1.200,00. Uso esse dinheiro para as despesas da faculdade dela, e digo a ela com todas as letras: hoje você faz faculdade graças ao Sabiá, pois eu não tinha conhecimento e foi a partir dos intercâmbios e algumas capacitações que o Sabiá me proporcionou que meus produtos são vendidos”, explica Dona Raimunda.

Esse é o sexto Comitê lançado este mês no Agreste. Os outros municípios onde o Comitê Popular pela Democracia já foi inaugurado no Agreste de Pernambuco são: São Caitano, Cumaru, Vertentes, Santa Maria do Cambucá e Riacho das Almas. 

 

Conheça o comitê da sua cidade!

Taquaritinga do Norte STTRs:

Fone: 81 3733 1168

 

São Caitano STTRs:

Responsável: Antonio

Fone: 81 3736 1070

 

Vertentes STTRs:

Responsável: Dimas

Fone: 813734 1060

 

Cumaru STTRs:

Responsável: Joelma  

Fone:81 3644 1188

 

Riacho das Almas – Sítio Trapiá:

Responsável: Maristela

Fone: 3706 3005

 

Santa Maria do Cambucá STTRs:

Responsável: Anselmo

Fone: 3757-1205

 

 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *