Dona Maria e seu Dia das Crianças
Por Ferreira Lima*
Dona Maria José tem 77 anos e mora no engenho Rochedo, município de Catende, Zona da Mata de Pernambuco. Dona Maria tem o prazer de realizar todo dia 12 de outubro uma atividade para as crianças da comunidade. Ela pede um pouco a um, outro pouquinho a outro e todo ano a atividade acontece. Esse trabalho, ela vem fazendo a mais de 30 anos.
Foto Ferreira Lima
É possível enxergar nos olhos de Dona Maria a alegria ao entregar para as crianças um pedaço de bolo e um copo de refrigerante. Essa ação não acontece apenas no dia das crianças, Dona Maria também comemora assim outras datas especiais como a Páscoa e o Natal. Ela é uma senhora que dá exemplo na comunidade.
Enquanto Dona Maria se esforça para fazer algo na comunidade, observa-se que os representantes do poder público como prefeito e vereadores não se preocupam com a comunidade. As crianças carentes nunca tiveram uma festa promovida pela prefeitura. Se A comunidade não tivesse Dona Maria, não teria Dia da Criança com um pouco mais de alegria.
Parabéns para Dona Maria José pelo seu trabalho e que ela tenha muitos anos de vida.
*Ferreira Lima faz parte da Comissão de Jovens Multiplicadores da Agroecologia (CJMA) – Engenho Rochedo – Catende – Zona da Mata Sul de Pernambuco
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.