Agroecologia é Empoderamento no Campo | Cantos do Sabiá

A agricultura familiar, movida pela agroecologia é também empoderamento no campo! É sobre isso que Juliana Peixoto, Assessora Técnica do Centro Sabiá, vem falar ao Cantos do Sabiá, nosso podcast semanal!

João Lucas França, radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Capa do do podcast ‘Cantos do Sabiá’ com Juliana Peixoto – Assessora do Centro Sabiá.

A agroecologia move o campo, e quem acompanha o Centro Sabiá já sabe disso! Mas uma das importantes mudanças que a agroecologia promove no campo, vai bem além do sustento, ou da produção de alimentos saudáveis! A agricultura familiar, movida pela agroecologia é também empoderamento no campo!

É através da agroecologia que muitas mulheres camponesas garantem uma autonomia social, ecológica e econômica. É nas diversas mulheres do campo que estão armazenados os saberes para a manutenção da biodiversidade, do cultivo da terra, e também do cuidado com os animais.

“A agroecologia contribui para o empoderamento das mulheres a partir do olhar que enxerga as especificidades desse público, do reconhecimento da importância das mãos e dos saberes das mulheres para a geração de renda, para a manutenção da biodiversidade, mulheres como guardiãs das sementes crioulas, das práticas experimentadas ao redor de casa, onde são cultivadas ervas medicinais, frutíferas, mas também do manejo da criação animal.”

Juliana Peixoto

É nas mulheres que a vida do campo pulsa! Mas ainda há muito a ser feito, para que o campo seja cada vez um lugar de inclusão, e igualdade de gênero! É justamente para falar sobre isso, o empoderamento da mulher no campo, que hoje convidamos ao Cantos do Sabiá, nosso podcast semanal, a Assessora técnica e Coordenadora do Centro Sabiá no território do Agreste – Juliana Peixoto para falar sobre o assunto!

‘Agroecologia é Empoderamento no Campo’ – Tema desta semana do ‘Cantos do Sabiá’.

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *