Tem gente querendo adoecer o Brasil!
Rosa Sampaio
Jornalista do Centro Sabiá
Segundo autoridades de saúde, os impactos do uso e consumo de alimentos contaminados por agrotóxicos regularmente são alarmantes, e podemos comparar com os impactos do uso do tabaco na nossa saúde. A exposição aos venenos pode causar uma série de doenças, dependendo do produto que foi utilizado, do tempo de exposição e quantidade de produto absorvido pelo organismo.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que os agrotóxicos causam 70 mil intoxicações agudas e crônicas por ano e que evoluem para óbito, em países em desenvolvimento. Outros mais de sete milhões de casos de doenças agudas e crônicas não fatais também são registrados. O Brasil vem sendo o país com maior consumo destes produtos desde 2008. Toda a população está suscetível a exposições múltiplas a agrotóxicos, por meio do consumo de alimentos e água contaminados e pelo contato direto, como as/os trabalhadoras/es rurais.
O Governo Bolsonaro já em seu primeiro ano, liberou 474 pesticidas. Já em 2020, o número subiu para 493. Ao final do ano passado, o Ministério da Agricultura bateu novo recorde, aprovando o registro de 550 novos agrotóxicos. E ontem (9), a Câmara dos Deputados aprovou por 301 votos favoráveis o “Pacote de Veneno”, Projeto de Lei (PL) 6.299/2002. A medida flexibiliza as normas que tratam da adoção de agrotóxicos no país, facilitando a abertura do mercado para novos agrotóxicos, e concentra no Ministério da Agricultura as operações de fiscalização e análise desses produtos para uso agropecuário.
Foram apenas 150 votos contrários e 301 votos a favor do veneno, agora, o PL volta para o Senado, onde será novamente votado. Vamos deixar passar no senado a aprovação de mais veneno na nossa comida?
Onze deputados pernambucanos ajudaram a aprovar mais veneno nas nossas mesas e mais doenças nas nossas famílias, são eles:
2- Augusto Coutinho (Solidariede-PE)
7- Ossesio Silva (Republican-PE)
8- Pastor Eurico (Patriota-PE)
9- Ricardo Teobaldo (Podemos-PE)
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.
[…] Brasil – oitavo maior consumidor do mundo -, representa expor a população a graves riscos. Os casos de intoxicações agudas e crônicas por ano chegam a 70 mil, podendo levar a morte dessas … Aprovar e defender o Pacote do Veneno, um projeto que tramitava na Câmara dos Deputados por 20 […]