Reunião preparatória para Congresso Brasileiro de Agroecologia aconteceu no Rio de Janeiro

Regilane Alves,
Membra do GT de Juventudes da Articulação Nacional de Agroecologia

Paulo Liv

Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na sede da ONG Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, aconteceu a reunião preparatória para o Congresso Brasileiro de Agroecologia – CBA que acontecerá na cidade em novembro de 2023, o CBA sudestino, como foi apelidado. A Reunião contou com a participação de movimento e organizações da Agroecologia, trazendo a experiência do CBA de Sergipe, que aconteceu em 2019, apelidado como CBA nordestino e que teve o princípio de confiar, que vem de co-fiar, significando fiar juntos. Uma construção coletiva.

No primeiro momento, Irene trouxe uma retrospectiva dos CBAs que já aconteceram, lembrando o que já foi construído ao longo das 11 edições do congresso, o que nos deu uma orientação para a construção do XII CBA, levando em consideração a conjuntura política, social e de segurança alimentar.

Como a principal pauta da atualidade é a democracia e a fome construímos um debate pautado sobre a questão da fome e como a Agroecologia tem contribuído para alimentar as famílias brasileiras, lembrando que “um povo que não produz sua comida é escravo e perde sua capacidade de luta e organização”, assim toda a alimentação do encontro foi com empreendimentos liderados por mulheres e com princípios Agroecológicos da Região Metropolitana e da periferia do Rio de Janeiro. Também ouvimos como se dá o trabalho da ONG Ação da Cidadania e todo o trabalho realizado esses anos.

Arquivo Pessoal

 O último dia do encontro foi o Circuito Histórico de Herança Africana (Pequena África), uma caminhada sobre lugares históricos e feridas abertas da nossa história de genocídio e racismo, finalizando o circuito na Providência Agroecologia, uma experiência liderada por uma mulher de fibra que constrói a Agroecologia no morro da providência para alimentar e educar as crianças do morro.

O Rio de Janeiro fervilha de experiências Agroecológicas!

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *