Por Um Nordeste Agroecológico | Em Sintonia com a Natureza

João Lucas França

Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

📻 Esta semana no Em Sintonia com a Natureza, nosso programa de rádio semanal, vamos falar de nordestinidades,  de agroecologia e do dia 8 de outubro,  dia do nordestino e da nordestina!

Falamos sobre o dia 8 de outubro,  dia do nordestino e da nordestina!  Uma importante data para falar de resistência,  lutas sociais,  e é claro, agroecologia!  O centro sabiá se mobiliza durante esse mês de outubro para falar de agroecologia e combate à fome,  portanto,  hoje falamos do dia do nordestino na perspectiva de um nordeste agroecológico!  

Diferente do que se acredita,  a vida e a produção pulsam no nordeste!  Segundo os dados da Agência PRODETEC,  88% dos produtores do nordeste  são da agricultura familiar.  Esses estabelecimentos respondem por 82,9% da ocupação de mão de obra no campo.  E são estes produtores e produtoras da agricultura familiar que garantem a segurança alimentar localmente.  

Então sim!  O nordeste produz, o nordeste alimenta.  Por isso lutamos por um nordeste agroecológico! É pensando nesta luta que convidamos ao nosso programa da semana o ex-presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) Reginaldo Alves! Ele é Engenheiro agrônomo e geógrafo, ex-integrante da Diretoria de Extensão Rural.

O programa Em Sintonia com a Natureza  vai ao ar todos os Domingos na Rádio Pajeú FM 99.3 , às 6h30 (Afogados da Ingazeira/PE), na Rádio Top Rio FM 90.5, às 7h (Rio Formoso/PE) e também na Rádio Pop 104.9 FM, às 7h (Surubim/PE). Também vai ao ar na Webrádio da Articulação do Semiárido (ASA) e na Rádio Web Agroecologia!

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *