Crise Global e Soluções Locais: Fome e Agroecologia | Em Sintonia com a Natureza
Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

📻 Esta semana o Em Sintonia com a Natureza, programa de rádio semanal do Centro Sabiá, busca soluções locais para os problemas globais da fome! Pensando no Dia Mundial da Alimentação, 16 de Outubro, falamos de Fome e Agroecologia!
O Dia Mundial da Alimentação é uma data criada pela ONU – Organização das Nações Unidas – que serve não só para falar da importância da comida saudável, mas também sobre as pessoas essenciais que produzem comida saudável, de verdade, e respeitando a natureza. O mês de Outubro é totalmente dedicado em trazer à tona a discussão de uma alimentação saudável, nutritiva, sem agrotóxicos, e sem veneno. Uma conversa difícil – sobretudo quando o mundo enfrenta uma crise alimentar colossal:
Dados do relatório Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2022, lançado pela ONU, mostram que o número de afetados pela fome mundial subiu em 2021 para 828 milhões de pessoas. No Brasil, a rede PENSSAN (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e SAN), mostra que já somos mais de 33 milhões convivendo com a fome. É necessário refletir sobre a crise global e pensar nas soluções locais para afastar novamente a fome de nosso país! E tudo isso de forma Agroecológica.
E para conversar conosco, convidamos a cientista e historiadora Adriana Salay! Adriana trabalha com alimentação e é professora universitária. É doutoranda em História Social pela USP, com estágio na Universidade da Califórnia, onde estudou hábitos alimentares e a fome no Brasil. Criou o projeto Quebrada Alimentada junto com o restaurante Mocotó, para promover assistência alimentar na pandemia.
O programa Em Sintonia com a Natureza vai ao ar todos os Domingos na Rádio Pajeú FM 99.3 , às 6h30 (Afogados da Ingazeira/PE), na Rádio Top Rio FM 90.5, às 7h (Rio Formoso/PE) e também na Rádio Pop 104.9 FM, às 7h (Surubim/PE). Também vai ao ar na Webrádio da Articulação do Semiárido (ASA) e na Rádio Web Agroecologia!

Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.