Compartilhando comida saudável: ação distribui almoço para cerca de 130 pessoas no bairro da Torre, no Recife

No último domingo, dia 23, aconteceu no Recife, um banquetaço promovido pela Agroecoloja, com o apoio da cozinha comunitária do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST). O projeto “cozinha solidária” do MTST, tem distribuído marmitas em diversas comunidades periféricas do Brasil por meio da produção em suas próprias cozinhas, ajudando a combater a fome nas periferias. Uma dessas cozinhas solidárias fica aqui no Recife, na comunidade de Santa Luzia, na Torre. Foi realizada a distribuição de almoço para mais de 100 pessoas da comunidade, além dos próprios voluntários e organizadores. As doações de alimentos para produção, vieram dos espaços agroecológicos das Graças, Santo Amaro, Boa Viagem e Setúbal que integram a Rede Espaço Agroecológico na Região Metropolitana do Recife. Também houveram doações da feira do bairro da Torre.

Pensando no Dia Mundial da Alimentação e o significado que esta data carrega, a ação foi articulada pela Agroecoloja em parceria com o Centro Sabiá e com a ONG FASE. A cozinha comunitária do MTST cedeu o espaço, utensílios e voluntários para a preparação do almoço. O cardápio foi cozido e pirão, típico almoço de domingo do pernambucano/a. A ação promovida combate diretamente o quadro de insegurança alimentar que Pernambuco enfrenta. O estado tem hoje mais de 2 milhões de pessoas em situação de fome, segundo pesquisa da Rede Pensan.
Frutas, verduras e legumes chegaram através das agricultoras e agricultores familiares, proporcionando uma alimentação livre de agrotóxico para quem recebeu a refeição no domingo. Mais do que dar de comer a quem tem fome, o banquetaço promoveu o acesso da comida sem veneno e de qualidade para a comunidade.

Também aliado ao dia da alimentação, estamos nos mobilizando neste mês de outubro através da campanha #MeuPaísSemFome para falar sobre a fome no país, bem como a agroecologia se coloca como solução a este cenário. Confira as publicações e produções deste mês, clique aqui para nos acompanhar nas redes sociais e conferir nosso podcast no Spotify.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.