O Lugar da Mulher é na Agroecologia! | Cantos do Sabiá
João Lucas França. Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
Hoje falamos sobre o Dia Internacional da Mulher! Não dá para falar sobre a força do campo, a força da produção alimentar no campo e na cidade sem pensar na força da mulher.
Em 2017, o censo do IBGE identificou 947 mil mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais – e a maior parte – no Nordeste – 57%! A mulher é em grande parte responsável pela venda, organização, distribuição do que produz, através da agricultura familiar. Mesmo assim, são também elas que acabam trabalhando muito mais, acumulando horas de trabalho nas produções, no cultivo e venda, e também em casa, com os trabalhos domésticos – uma relação de vida e trabalho que parece estar longe de ter fim.
Então é pensando nisso tudo – Na mulher, agroecologia, trabalho, que o Cantos do Sabiá desta semana conversa com Sarah Marques! Sarah é co-fundadora do Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, educadora popular, faz parte da Rede Mulheres Negras de Pernambuco, do Fórum de Mulheres Negras de Pernambuco, e do GT de Gênero e Clima do OC.
Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.