Alexandre Pires recebe convite para Diretoria de Combate a Desertificação
Com experiência de mais de 20 anos na área, Alexandre vai integrar o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Rosa Sampaio | Jornalista do Centro Sabiá
Maria Menezes | Estagiária de comunicação no Centro Sabiá
Na última sexta-feira (3), o nosso coordenador geral, Alexandre Pires, recebeu o convite da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para assumir a diretoria de Combate à Desertificação, a pasta é ligada à Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável.
Alexandre fez da sua trajetória profissional a luta em defesa da Agroecologia e da Convivência com o Semiárido, são mais de 20 anos no Centro Sabiá, trabalhando pelos direitos humanos e políticas públicas que promovam vida digna para agricultores e agricultoras familiares no estado de Pernambuco. Integrou também a coordenação executiva da Articulação do Semiárido (ASA) por 12 anos, onde pôde articular e participar ativamente do P1MC, Programa Um Milhão de Cisternas, além de outros programas e ações para o desenvolvimento da região.
Também integrou o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco, foi membro titular da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) e foi membro do Núcleo Executivo da Articulação Nacional de Agroecologia(ANA). “Me sinto desafiado a estar neste espaço porque o convite chega em função da minha trajetória na ASA e no Centro Sabiá, uma organização que tem uma história de luta e defesa e promoção da agroecologia, agricultura camponesa e do enfrentamento às mudanças climáticas”, destaca.
Nordestino, sertanejo, filho de pai e mãe agricultores, de Iguaracy, Sertão do Pajeú, conhece bem a realidade do Sertão e do seu povo e quando veio à Recife, para estudar biologia, seu curso de formação, não deixou de lado suas raízes. Sua atuação ativa pela defesa dos direitos humanos, o levou a se tornar candidato a deputado estadual nas Eleições 2022 pelo PSOL/PE, sendo o representante do movimento agroecológico em Pernambuco. O PSOL apoiou a eleição do presidente Lula e segue acreditando na reconstrução das políticas sociais do país pelo novo governo.
Durante o governo Bolsonaro, a pauta da desertificação não teve a devida atenção, os últimos anos foram difíceis para o povo do semiárido. Ter de volta esse compromisso no Ministério do Meio Ambiente, é uma vitória que pode proporcionar grandes avanços para o país. “Agenda importante para todo Brasil. A desertificação está em outras regiões, que não apenas no Nordeste” frisa Alexandre.
Para Alexandre, a retomada de políticas, como a de combate à desertificação e mitigação dos efeitos das secas, é também a retomada da democracia do país, da democratização do orçamento e da participação social. “É uma honra compor essa estrutura do governo do presidente Lula, com a ministra Marina Silva e com uma equipe comprometida com a sociedade, com a boa prática política e o bem comum”.
Nós, que fazemos o Centro Sabiá, estamos imensamente felizes pela conquista de Alexandre. São anos de vivências que são reconhecidos e colocados à disposição do povo brasileiro, por meio do Governo Lula.
É no semiárido que a vida pulsa, é no semiárido que o povo resiste!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.