A Articulação Semiárido Brasileiro(ASA) estará presente na Conferência Internacional sobre a Água, promovida pela ONU

Quem irá representar a ASA na ocasião é Carlos Magno, Coordenador de Mobilização Social do Centro Sabiá

Maria Menezes, estagiária de comunicação do Centro Sabiá
Com informações oficiais da ONU Brasil

Nesta semana, do dia 22 a 24, Nova York recebe a Conferência Sobre a Água 2023. O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas(ONU) e contará com a presença de representantes de diversos países. O encontro decidirá ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o tema, incluindo os que estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais.

Muitas pessoas no mundo ainda vivem sem acesso a água potável de forma segura, segundo dados da OMS e UNICEF, esse número pode chegar a 2 bilhões de pessoas. Aqui no Brasil, a parcela é de quase 30 milhões de pessoas sem acesso a esse direito básico, segundo dados do Instituto Trata Brasil. Fatores como as mudanças climáticas estão causando impacto no clico da água em todo planeta, no contexto da região semiárida brasileira, essas mudanças intensificam o processo de desertificação, tornando os períodos de seca mais duros para a população. A Articulação Semiárido – ASA, defende a proposta de convivência com o Semiárido pela defesa do direito à água há mais de 30 anos e leverá essa pauta para discussão no evento da ONU, quem estará representando a articulação é o nosso coordenador Carlos Magno, mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Internacional da Andaluzia e membro do Painel de Governança da Plataforma Semiáridos América Latina.

O principal resultado da Conferência será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que representa comprometimentos voluntários de todos os níveis, incluindo governos, instituições e comunidades locais. A Agenda ajudará a mobilizar ação por parte de governos, setores e demais partes interessadas em alcançar os objetivos e metas globais relacionados à água.

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *