A Luta do Campo é a Luta de Todos!  | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

17 de abril, o Dia de Lutas Camponesas, é uma data muito importante para o campo, para quem vive do campo, vive da produção! Uma data que ganha muito mais peso depois de tantos desafios vividos nos últimos anos; O Governo Temer, que facilitou a entrada de grandes proprietários em zonas protegidas, favorecendo o agronegócio;  O Governo Bolsonaro, que destruiu medidas ambientais, derrubou demarcações de terras indígenas e liberou números recordes de agrotóxicos e venenos para o campo.

O campo ainda teve de enfrentar a pandemia da Covid-19, onde agricultores e agricultoras de todo o Brasil tiveram de esperar um auxílio emergencial atrasado, enquanto sofria com a fome, doenças, e atrasos, retrocessos.

Hoje, no novo Governo Lula, existe o desafio de resolver os novos problemas, criados na última década, e – junto com o campo – tentar solucionar os problemas da fome, e da insegurança alimentar, trazidos de volta pelo governo Bolsonaro. A luta do campo é imensa. Mas não é só do campo. É de todos, todas nós! Lutar pelo campo, é lutar pelo Brasil! 

Para conversar sobre tanta resistência, convidamos mais uma vez a assessora técnica  – Juliana Peixoto para o Cantos do Sabiá! Juliana é assessora técnica e Coordenadora do Centro Sabiá no território do Agreste.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *