Dia da Caatinga e o Combate à Desertificação | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

A caatinga é um bioma único brasileiro. São 850 mil km², com florestas e mais florestas, muita vida e muita biodiversidade, Mas hoje toda essa biodiversidade encontra desafios nunca antes vistos. Depois de desgovernos do meio ambiente, ano após ano de recordes em queimadas, desmatamento, perda de vegetação nativa – e claro – falta de políticas voltadas ao combate da desertificação, a Caatinga hoje se encontra num estado de seca, degradação, e de uma desertificação assustadora. 

Agora temos um novo governo Lula – e com ele, uma nova esperança da retomada de ações de combate à desertificação, de proteção das matas nativas, e também de conservação do solo! Junto ao Ministério do Meio Ambiente, é retomada a Diretoria de Combate à Desertificação! 

Como combater esses desertos? O que fazer para que a Caatinga não vire o deserto do amanhã? É sobre tudo isso que conversamos no Cantos do Sabiá com o diretor desta pasta do ministério do meio ambiente, Alexandre Pires! Alexandre foi coordenador geral do Centro Sabiá durante 20 anos. Hoje é diretor de Combate à Desertificação, no novo governo Lula!

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *