Agroecologia é Diversidade! | Cantos do Sabiá
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
O Cantos do Sabiá leva a discussão da Agroecologia para o rumo da diversidade! Por isso falamos do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, faz parte de um movimento de Mês do Orgulho LGBTQIAP+, um mês para celebrar as vitórias, celebrar a conquista dos espaços, da diversidade de gênero. Uma data para discutir as questões da luta da comunidade LGBTQIA+. Celebrar orgulho, identidade, mas não esquecer que a luta é permanente!
A bandeira LGBTQIA+ também faz parte da agroecologia! Pois é. A agroecologia precisa ser cada vez mais inclusiva, diversa, política! Como diz a frase, um dos motes da agroecologia, “Onde há homofobia, não há agroecologia!”
É por isso que hoje vamos conversar sobre isso – LGBTfobia e agroecologia. A luta pela diversidade! E é para falar desse tema tão importante que convidamos um pesquisador da área! Hoje falamos com Gabriel Mattos Ornelas. Gabriel é doutorando em Educação, mestre em Ciência Política e Graduado em Gestão Pública pela UFMG. Ele é o autor da pesquisa “Se há LGBTfobia não há agroecologia: Coletivos de Juventudes LGBTQIAP+ e processos educativos sobre diversidade afetiva, sexual e de gênero”.
Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.