Pegada Ecológica: Por quê consumir localmente? | Programa Comida de Verdade

João Lucas França  – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Comida de Verdade fala esta semana da pegada ecológica e a importância de consumir localmente! Você sabe o que é a pegada ecológica? É a sua pegada, o rastro de consumo que deixamos no planeta. Alimentação, escolhas alimentares e de mercados que vamos, os restaurantes e hortifruti que compramos, tem tudo a ver com isso. 

A gente não percebe, mas até que o alimento chegue em nossas mesas ele passa por diversos processos. E se você comprar de estabelecimentos que não são agroecológicos, não são conscientes, que não preservam a natureza e que vão usar do mercado do veneno – os agrotóxicos – a sua pegada fica cada vez maior. 

Alimentação precisa ser política! Precisa ser pensada. Quanto mais distante – tanto fisicamente, quanto distante da agroecologia, maior é o gasto de recursos naturais, e maior fica a pegada de carbono!

É por isso que precisamos pensar cada vez mais em nossa pegada ecológica! Pensar cada vez mais em consumir localmente para proteger globalmente. Então, para conversar com a gente sobre a pegada ecológica e o consumo local, vamos conversar aqui no Comida de Verdade com Davi Fantuzzi! Davi é poeta, escritor, assessor sênior no Núcleo de Assessoria Às Comunidades Atingidas por Barragens (Minas Gerais), e tem uma trajetória na assessoria aos mercados para agricultura familiar no Centro Sabiá. Ele foi também coordenador da Comissão de Produção Orgânica do estado de Pernambuco.

O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!

Escute a programação da Rádio Universitária Paulo Freire online! https://orelha.radiolivre.org/radiopaulofreire

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *