Encontro Territorial de Agroecologia do Agreste apresentou diretrizes para representantes do executivo e legislativo da região
Rosa Sampaio
Jornalista do Centro Sabiá

A última edição do Encontro Territorial de Agroecologia do Agreste aconteceu nesta terça-feira (31), durante toda a manhã, no Hotel City Premium, em Caruaru. Estiveram presentes representantes de sindicatos rurais, das organizações e movimentos sociais que atuam no território, bem como a deputada estadual Rosa Amorim (PT), a prefeita de Jataúba, Cátia Rodrigues, secretários municipais de Agricultura e vereadores dos municípios da região.
Na ocasião, foi apresentado o documento com as Diretrizes para o Fortalecimento do Território Agroecológico, onde os gestores se comprometeram em falas e com a assinatura do mesmo. Os Encontros Territoriais de Agroecologia têm a finalidade de incidir em políticas públicas para agricultura familiar e agroecologia nos municípios e estado.
Essa é a terceira e última etapa, de um processo de discussão e formulação de propostas junto a organizações e movimentos sociais dos três territórios de atuação do Centro Sabiá, que culmina com a entrega das propostas às gestões dos locais. O ETA já passou pelo Sertão do Pajeú ( 11/10) e pela Zona da Mata Sul (25/10).
Para Maria Cristina Aureliano, coordenadora Geral do Centro Sabiá, só ter a lei não basta. É preciso ter planos elaborados com a participação da sociedade civil, orçamentos garantidos e agentes públicos comprometidos. “ E mesmo com o plano precisamos de orçamento, gestores e legislativo comprometidos com a Agroecologia e claro a mobilização e participação da sociedade civil”, enfatiza Maria.
Os Encontros Territoriais de Agroecologia é uma realização do Centro Sabiá e parceiros, com o apoio de Misereor.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.