A fome tem cor? | Comida de Verdade
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
A fome tem cor? Hoje o Comida de Verdade vem discutir a relação entre raça, gênero e fome. Pensando neste, que é o mês da consciência negra, precisamos infelizmente ainda discutir a fome como um problema igualmente urgente e antigo em nosso país. Fome e racismo tem tudo a ver.
Especialmente quando pensamos que no último Inquérito sobre Segurança Alimentar, que aconteceu em 2022, a gente viu que a fome estava presente em 15,5% dos lares brasileiros, ou seja, para 33 milhões de pessoas.
Do outro lado, a Rede PENSSAN, que pesquisa a soberania e segurança alimentar no Brasil, nos mostrou que 70% das pessoas que passam fome no brasil são negras! É pensando em tudo isso que o Comida de Verdade questiona: a fome tem cor?
Para discutir com a gente sobre isso, convidamos ao programa – a nutricionista e professora da UFBA, Sandra Chaves! Ela é doutora em administração pública, e coordena a Rede PENSSAN — Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
O Programa Comida de Verdade vai para a Rádio Universitária Paulo Freire – AM 820 Khz! O Comida de Verdade faz parte da chamada pública da Rádio Universitária. Depois você pode ouvir também em nossas plataformas virtuais: Clique aqui e nos siga no Spotify!
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.