Agroecologia sem violência contra a mulher | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Agroecologia sem violência contra a mulher! Esse mais que um mote, um protesto pelo fim da violência contra a mulher! Os dados não mentem: segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, são elas que sofrem as violências no dia a dia de nosso país, cidade, bairros e comunidades. A média é muito infeliz: a cada ano, 1.319 mulheres são vítimas de feminicídio, que é o assassinato por violência de gênero. A cada semana, 25 mulheres são mortas. Isso é uma média de 4 mulheres por dia. A cada 7 horas, um feminicídio em nosso país. 

Os dados são terríveis, mas muito comuns – e também muito próximos de nosso dia-a-dia; a violência acontece ao nosso redor, sem que a gente perceba. Sem que muitos de nós tomemos ação. Como frear essa cultura de violência? Agroecologia não combina com violência! Não existe agroecologia com violência contra as mulheres.

Para conversar com a gente sobre essa luta, participa hoje a agricultora familiar agroecológica e sindicalista, Adriana do Nascimento! Ela é Diretora de políticas para as mulheres da FETAPE – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *