Veneno no céu é veneno na terra! | Cantos do Sabiá

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Brasil fez do veneno um mercado. E fez do envenenamento alimento. Não é por acaso que somos líderes no consumo de agrotóxico em todo o mundo. Não é à toa também que tanta gente adoece – todo ano – por conta do veneno. E de onde vem tanto veneno? Às vezes, ele vem de cima. Chuva de veneno.

Uma prática comum e perigosa. Em 2017, segundo o IBGE, 20% dos agrotóxicos utilizados no país foram aplicados por meio da pulverização aérea. É claro que qualquer agrotóxico é nocivo à saúde. Mas o problema é que estudos demonstram que os agrotóxicos pulverizados pelo ar podem se dispersar muito além de uma plantação; contaminam solos, cursos d’água, os próprios agricultores, casas, cidades, gente, bicho, e a biodiversidade.

Veneno no céu é veneno na terra!

 

É para falar, combater essa prática de envenenamento, que hoje vamos discutir a pulverização aérea de agrotóxicos, com o tema “Veneno no céu é veneno na terra!” pauta que  é discussão também da audiência pública que acontece na ALEPE – Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco – no próximo dia 27!

E é para falar desse tema tão importante que hoje convidamos para essa conversa, Giovani Leão! Giovani é agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e atua em Pernambuco pela comissão desde 2005. Seu trabalho é na Zona da Mata Pernambucana.

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…

Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!

Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *