Organizações que compõem a Articulação do Semiárido em Pernambuco (ASA/PE) se reúnem em Triunfo para plenária estadual

Por Rosa Sampaio (Centro Sabiá) e Thamires Lima (Diaconia)

Plenária Estadual da ASA Pernambuco – Foto: Thamires Lima | Diaconia

Durante os dias 24 e 25 de abril, a Articulação do Semiárido em Pernambuco realizou uma plenária estadual com as organizações que compõem a Rede, em Triunfo, Sertão de Pernambuco. A reunião contou com 30 representantes de todas as organizações que compõem a ASA no Estado.

Na abertura, Alexandre Santana, Bruna Marques e Nathalia Bandeira, da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco deram um panorama sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Saneamento Rural, o SISAR, e sobre o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR), lançado recentemente.

Ainda no primeiro dia, as organizações discutiram a importância de agendar uma audiência com o governo do Estado para pautar as demandas da ASA/PE e da região Semiárida. Além disso, houve a atualização sobre os programas da ASA, os desafio e avanços das organizações do estado na execução dos programas: P1+2 (Uma Terra e Duas Águas) , P1MC (Um Milhão de Cisternas), segunda e primeira água especificamente e o Cisternas nas Escola. Além dos Quintais Produtivos, que ainda não iniciaram.

O planejamento do encontro estadual preparatório para o ENCONASA, Encontro Nacional da ASA, que será em agosto, em Alagoas, foi pauta do segundo dia da plenária. Foi criada uma comissão organizadora para o encontro preparatório que será nos dias 6 e 7 de junho, em Triunfo, com a presença das famílias agricultoras.

Na sexta-feira (26/04) foi realizada uma assembleia para eleição da nova coordenação da ASA estadual para o período de maio/24 a maio/26. Foram eleitas para a coordenação executiva a Diaconia, na pessoa de Waneska Bonfim (titular), O CEDAPP, na pessoa de Nipson de Freitas, já as organizações da ampliada, permanece o Serta e entram a Adessu Baixa Verde, a Casa da Mulher do Nordeste, a Cáritas Diocesana de Pesqueira e o NEPS.

Waneska Bonfim, coordenadora político-pedagógica da Diaconia, fala sobre o papel da Diaconia no fortalecimento da ASA/PE para dar continuidade à incidência política por meio da construção coletiva. “A ASA sempre foi uma articulação prioritária para a Diaconia, desde a sua fundação, em que a Diaconia foi uma organização que se dedicou à organização da articulação do semiárido no nordeste do Brasil nos anos 90. Durante mais de 20 anos, a organização dedicou recursos técnicos, tempo e investiu para que essa rede se fortaleça e para que o Semiárido esteja cada dia mais vivo. Essa nova composição da coordenação da ASA/PE foi bastante debatida e a Diaconia assume esse lugar, se colocando como uma instituição parceira de todo grupo, como uma organização que favorece a construção coletiva. Seguiremos lutando para que o Semiárido seja reconhecido como lugar de vida, para produção dos alimentos, valorização da caatinga e onde a vida pulsa”, conta.

O coordenador geral do CEDAPP (Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor) de Pesqueira, Nipson de Freitas, também comenta sobre a importância de contribuir na nova coordenação da ASA/PE. “Nos colocamos à disposição na suplência da coordenação, entendendo que esse espaço é um espaço de incidência política e de construção de processos dentro do nosso Semiárido, atendendo a vários agricultores e agricultoras que estão participando dos programas de cisternas, entre outros. Nosso objetivo é potencializar a vida de pessoas que moram no campo, agricultores e agricultoras”, afirma.

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *