Centro Sabiá participa da assembleia anual do Observatório do Clima em Brasília
Por Darliton Silva
Comunicador do Centro Sabiá
Entre os dias 28 e 29 de maio, Carlos Magno, nosso coordenador de mobilização social, participou da Assembleia Anual do Observatório do Clima, uma das redes mais importantes que debate as questões climáticas no Brasil. O evento aconteceu em Brasília e contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas de diversas organizações que compõem o Observatório.
Neste ano, a finalidade do encontro foi definir estratégias conjuntas para a COP-30, além dos debates focados na agenda de atuação do Observatório do Clima. A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima vai acontecer na cidade de Belém, no Pará, e o Centro Sabiá estará presente como organização observadora credenciada pela ONU.
O Centro Sabiá virou membro do Observatório do Clima ainda no mês de maio, onde foi acolhido por aclamação pelos membros da Rede. Segundo Carlos Magno, fazer parte do Observatório do Clima é muito importante para o Centro Sabiá, porque o objetivo do Sabiá é trazer o bioma Caatinga para o debate sobre o clima.
- “Ano que vem vai acontecer a COP-30 no Brasil, estamos muito engajados nesse debate com a sociedade civil para trazer temas relacionados à Caatinga, ao Semiárido e a todos os debates sobre o modelo de energia renovável que tem chegado muito forte no nosso bioma”, disse Carlos.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, encerrou a Assembleia Anual do Observatório do Clima, na capital federal. Na reunião, ela disse que é preciso uma outra abordagem, tanto do ponto de vista de marcos regulatórios, de meios financeiros, de recursos humanos e tecnológicos – e de políticas públicas e orçamentos para que possamos nos adaptar aos eventos extremos.
Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.