Para adiar a desertificação | Cantos do Sabiá
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

Hoje o Cantos vem falar de semiárido, Caatinga e o nosso desafio e responsabilidade para adiar a desertificação.
O dia 17 de junho é o Dia Nacional de Combate à Desertificação! Uma data que promove a discussão sobre mudanças climáticas, aquecimento global, e, de uma forma mais local, a valorização da nossa floresta seca, da nossa mata branca, da nossa caatinga! Um bioma vivo, rico, povoado, e completamente nosso.
Esse bioma é constantemente ameaçado pelo desmatamento, queimadas e, consequentemente, pela desertificação. Pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já identificaram nossas primeiras áreas com clima árido. É uma desertificação irreversível.
É preciso frear isso. É preciso adiar a desertificação! Mas é possível? E vale o esforço? Quem conversa com a gente hoje é Giovanne Xenofonte, agrônomo, ativista da agroecologia e da agricultura familiar. Ele foi consultor da iniciativa Políticas Públicas de Agroecologia na Boca do Povo, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5

Que bom ter você por aqui…
Há mais de 30 anos, o Centro Sabiá planta mais vida, por um mundo mais justo. Já são mais de 15 mil famílias assessoradas produzindo em agroflorestas que alimentam e esfriam o planeta!
Sonhamos com a construção de um Brasil sem fome, sem veneno e sem machismo. Por isso, convidamos você a se juntar a esta luta.