Caatinga de pé! | Cantos do Sabiá
João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.
O Cantos do Sabiá abre o mês de julho falando do Dia de Proteção às Florestas, celebrado em 17 de julho! O Dia de Proteção às Florestas é uma data de discussão, reflexão e mobilização em defesa das florestas – essas que são verdadeiras fontes de vida na nossa natureza tão diversa do Brasil. Pensar em florestas é ir além da Amazônia, além do verde intenso de tantos de nossos biomas brasileiros, que são muito importantes…
… Mas para nós, aqui em Pernambuco, é pensar principalmente em nossa floresta branca – a Caatinga! Proteger as florestas e proteger a Caatinga, precisa ser mais que frear o desmatamento e as queimadas: é reflorestar, conservar e restaurar esse escudo das mudanças climáticas, que sequestra carbono e mantém tantos catingueiros e catingueiras resistindo e convivendo com o semiárido.
Salve a Caatinga. Caatinga de pé! Como proteger a nossa floresta do semiárido? Quem vem conversar com a gente sobre esse tema e sobre a proteção das florestas é o agrônomo e agroecologista – Flávio Duarte! Flávio tem experiência no manejo e implantação de Agroflorestas. É sócio-fundador do Centro Sabiá, e participou da Associação Brasileira de Agroecologia, na representação Nordeste.
Cantos do Sabiá é o Podcast do Centro Sabiá! Semanalmente discutimos agroecologia, sustentabilidade e política no campo e cidade! O podcast vai ao ar todas às segundas-feiras, com a edição completa da entrevista que originalmente compõem o programa de rádio do Centro. https://spoti.fi/31VtUj5
Que bom ter você por aqui…
Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.