Pra quê tanto plástico? | Comida de Verdade

João Lucas França – Radialista e comunicador do Centro Sabiá.

O Comida de Verdade veio discutir: “Pra quê tanto plástico?” O Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico, segundo a pesquisa do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em 2019. São 11,3 milhões de toneladas, sendo só 1,28% efetivamente recicladas. 

Os quase 5.600 municípios brasileiros geram 3,44 milhões de toneladas de plástico por ano. E a pesquisa interna da Associação de Empresas de Limpeza Pública mostra que eu, você, e cada pessoa no Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos em 2022.

O que a gente quer dizer com tantos números? Que nós precisamos mudar nossos hábitos de consumo. Para poder enfrentar a forma como as grandes empresas produzem lixo de forma inconsequente, é necessário mudar localmente. 

É por isso que, desde 2023, o Centro Sabiá e a Rede Espaços Agroecológicos estão em campanha pelas feiras agroecológicas e pelo consumo consciente. É a campanha “Minha Feira, Minha Sacola, Nosso Planeta!”

Uma mudança no nosso consumo e no uso de sacolas dentro da cidade pode mudar muita coisa, viu? E é por isso que vamos conversar sobre essa campanha! E é sobre essas mudanças que a gente conversa com Camila Petroni! Agricultora urbana com um quintal produtivo. Trabalha com fitoterapia e participa das Feiras Agroecológicas de Setúbal, Santo Amaro e Várzea.

Comida de Verdade é o seu programa de todos os sábados, para falar de alimentação e agroecologia, valorizando nossas feiras e a cultura local. Todos sábados, às 10h30, na Rádio Universitária 99.9 FM e retransmissão na Rádio Universitária Paulo Freire 820 AM – Formato podcast no Spotify do Centro Sabiá! 

Que bom ter você por aqui…

Nós, do Centro Sabiá, desde 1993 promovemos a agricultura familiar nos princípios da agroecologia. Nossa missão é "plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania". Seu apoio através de uma doação permite a continuidade do programa Comida de Verdade Transforma e outras ações solidárias e inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *